A partir deste mês de junho, até dezembro, Olinda receberá uma ação denominada “Saúde nos Terreiros”. O trabalho começou nesta terça-feira (12.06) no Terreiro de Xambá – Quilombo Urbano, Portão de Gelo, localizado na Rua Severina Paraíso Silva, 65, em São Benedito. Foram oferecidos serviços pelas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, das 8h às 12h.
Na área da saúde foram oferecidos testes rápido de HIV e sífilis, atendimento clínico, palestras, saúde do idoso e do homem, mamografia de rastreamento, teste de glicose, aferição de pressão e avaliação nutricional, além da emissão do Cartão SUS.
As atividades sociais também contemplaram o público com emissão de cartão de cadastro de estacionamento para idosos, CadÚnico, livre acesso e atendimento com orientações às pessoas sobre vítimas de violência contra idoso, mulher, LGBT, religiosa, entre outros tipos de intolerância.
A ação contou com a presença da Secretaria Estadual de Saúde, representada pelas técnicas da Coordenação Estadual da População Negra, Geruza Guerra e Taís Queiroz, que falaram sobre a importância da retomada das atividades nesse segmento. “Essa parceria com outras secretarias, junto às comunidades de terreiros, prima pela desmistificação dos mitos, preconceitos e intolerâncias, ampliando e dando visibilidade dessas ações de promoção à saúde junto à população da área, abrindo as portas para todos”, enfatizou Geruza.
Representando o Terreiro de Xambá, Pai Ivo destaca a visão social e teológica nessas ações. “Mesmo sendo uma casa do segmento de matrizes africanas, diante das dificuldades da população com relação a planos de saúde, estamos recebendo qualquer pessoa da comunidade para ter o direito de atendimento”, pontuou.
A coordenadora da População Negra e Deficiências de Olinda, Carmem Cavalcanti, avisa sobre as atividades. “Mensalmente vamos promover esse tipo de ação em um terreiro, visando ‘quebrar’ mitos e preconceitos. Na próxima terça-feira (19) realizaremos nossa reunião mensal, mas, sobretudo, vamos oferecer uma palestra sobre anemia falciforme, por conta da ocasião de ser o dia mundial da anemia falciforme”, avisou a gestora.