Além de boa direção, ferramentas levam
em conta até o que você fala nas redes sociais e se você se distrai
com o próprio celular
Postou foto na balada tomando um drink
e dirige com frequência de madrugada? Você tem menos possibilidades
de ter um seguro de carro mais barato. Parece mentira, mas isso
realmente pode acontecer se você optar por usar aplicativos
lançados por startups e seguradoras.
Uma delas é a Thinkseg, cujo app está
disponível para smartphones com sistema Android e iOs. Já o Direção
em Conta, da seguradora Liberty, também está disponível para
aparelhos com sistema Android e iOs. Essas novas ferramentas
prometem monitorar tudo o que você faz ao dirigir e também nas
redes sociais. O intuito é avaliar se o preço que você paga pelo
seguro é justo.
A equação é simples: a tecnologia de
monitoramento, que utiliza o GPS e sensores do celular, e a
inteligência artificial de softwares das empresas conseguem reunir
mais elementos do que a equação simplista tradicionalmente usada
pelas seguradoras: idade e endereço. “Sabemos que todos os jovens
de 20 anos não dirigem da mesma forma”, diz Patricia Chacon,
diretora de marketing e estratégias da seguradora Liberty.
Coletando mais informações sobre o
comportamento de cada motorista, é possível premiar os que dirigem
melhor com descontos. É como se fosse um “cadastro positivo” do
seguro auto.
Para avaliar se um motorista dirige
bem, os aplicativos conseguem registrar aceleradas e freadas
bruscas, curvas acentuadas e ultrapassagem de limites de
velocidade, por exemplo. A cada ocorrência, o score do motorista
fica mais baixo.
No campo do comportamento fora da
direção, os apps também podem analisar classe social, hábitos (como
dirigir em lugares ou horários mais perigosos), educação e até
hábitos alimentares e esportivos.
Os apps também conseguem verificar,
por exemplo, se o motorista dirige mais em rodovias ou estradas de
terra, entre outras variáveis.
O monitoramento é automático: não é
necessário que o motorista fique abrindo e fechando o app para que
ele contabilize as viagens feitas, a não ser que faça esta opção,
em alguns casos.
Não é necessário ter um seguro para
usar os apps: a ideia é tanto atrair novos clientes como dar
condições melhores para quem já contratou a proteção. As empresas
buscaram criar ferramentas que não gastem muita bateria e não
consumam o plano de dados dos usuários.
A Thinkseg é uma plataforma que busca
reunir, com um app próprio que analisa a direção de usuários,
seguradoras e clientes, diz o CEO Andre Gregori. A plataforma já
tem nove parceiros, dentre eles as seguradoras Bradesco Seguros,
QBE, Sancor e Sura. “Queremos que os bons motoristas deixem de
pagar pelos maus. Nossa vantagem é que uma seguradora pode não
querer ou valorizar um determinado perfil de cliente, mas a outra
quer. O usuário tem mais opções e pode encontrar um preço mais
adequado por conta disso”, afirma o executivo. Quem começa a usar o
app da Thinkseg terá descontos ou não após um ano. A ideia é, no
futuro, ir reduzindo esse tempo até que ele seja equivalente a um
mês, mas enquanto isso a plataforma busca incentivar o uso com
benefícios, em um sistema de pontos semelhante ao de programas de
fidelidade.
O app da Liberty, lançado em junho, já
reúne 9 mil usuários. Do total, 2.500 já completaram o programa de
monitoramento, que dura dois meses. “A maioria recebeu descontos”,
diz Patricia. Para completar o programa, é necessário fazer, ao
menos, 20 viagens neste período. O desconto concedido ao final do
programa vale por tempo indeterminado.
Contudo, a média de descontos obtidos
pelos usuários do app da Liberty foi de, em média, 10%. “É difícil
atingir o desconto máximo que oferecemos, de 30%”, diz Patricia. A
ferramenta, assim como a da Thinkseg, verifica até quantas vezes o
motorista mexe no celular durante as viagens. “Entendemos que dessa
forma ele se distrai e isso pode causar acidentes”.
Até que o app saiba automaticamente
qual o estilo de direção do motorista, ele pode contabilizar
viagens de táxi e até de bicicleta, explica Patrícia, da Liberty.
“Por conta disso, ao final de cada viagem damos ao motorista a
opção de dizer se naquela viagem ele foi o condutor e se ela foi
feita em um carro”.
Mais lançamentos
Outras seguradoras, como a Youse e a
Bradesco Seguros, ainda não concedem descontos, mas já entraram na
onda dos apps que avaliam a direção de quem tem ou pretende ter um
seguro para o carro. Você com o poder da IBM: Um desenvolvedor
criou um chatbot que ajudou motoristas norte-americanos a
economizar US$ 4 milhões Patrocinado
A Youse lançou, no final de setembro,
o Youse Trips, disponível para aparelhos com sistema Android e iOs
e que já tem 1,500 usuários cadastrados. A ideia, diz o diretor de
tecnologia, Alvaro Anton, é começar a reunir informações para dar
descontos mais eficientes no futuro. “Hoje quem usa o carro apenas
nos finais de semana paga o mesmo valor pelo seguro de quem usa o
carro a semana toda. Não deveria”, exemplifica o executivo.