Famoso pelo agronegócio, Goiás se
destaca quando o assunto é seguro. De 2003 a 2015, segundo a
Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado segurador
goiano cresceu 21,55%, enquanto em âmbito nacional o setor
registrou alta de 14,74%. No mesmo período, a inflação alcançou
aproximadamente 6,26%, demonstrando que o Estado cresceu em torno
de 3,5% a mais.
Os bons números refletem não só a
vocação da região para a proteção rural, mas principalmente a
mudança de comportamento dos consumidores goianos. Enquanto aderir
ao seguro ainda não é uma prática muito comum entre os brasileiros,
Goiás experimenta o oposto, com a população interessada em apólices
que vão desde as tradicionais de automóvel até os produtos de vida
e previdência, voltados ao ramo de benefícios.
“A necessidade de resguardar bens
ou vidas e a minoração de possíveis impactos econômicos em
decorrência de intempérie da natureza ou infortúnio como incêndio,
roubo e acidente passaram a ser interpretadas como investimento”,
diz Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do Sindseg
MG/GO/MT/DF
Junto com a crise econômica, a
disparada nos índices de violência sensibilizou as pessoas para a
necessidade de adquirir este tipo de produto. E se hoje os goianos
sabem bem da importância de se contar com uma proteção, certamente
isso também se deve às ações realizadas pelo mercado para difundir
a cultura do seguro. Em parceria com empresas associadas e com o
governo, as entidades do segmento investem cada vez mais em
iniciativas com foco na responsabilidade e na educação para
promover e apoiar ações de cidadania.
O Sindseg, por exemplo, desenvolve
programas que contribuem para a redução da violência no trânsito e
nas ruas, além de divulgar dicas sobre seguro de automóveis,
transporte e previdência privada na programação das rádios locais.
Destaque também para o ciclo de palestras promovido junto com a
Escola Nacional de Seguros, que capacita especialistas do mercado
para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor. Com
os universitários, o Sindicato debate temas como economia e
finanças no mercado de seguros, a função social do seguro e a
importância da prevenção.
Entidade que representa os
corretores de seguros atuantes no Estado, o Sincor-GO investe em
diversas frentes para sensibilizar a sociedade quanto a importância
do produto para pessoas físicas, empresas, órgãos públicos e demais
entes da comunidade. Uma delas é o Circuito Vida Segura, realizado
anualmente em Goiânia. O evento congrega, além do próprio
Sindicato, corretores de seguros, executivos das seguradoras,
atletas profissionais e pessoas da comunidade em uma corrida de rua
para demonstrar o zelo do mercado segurador com a sociedade, do
ponto de vista da saúde e do bem-estar. Também por meio dos postos
de atendimento aos beneficiários do seguro DPVAT, a entidade mantém
contato com a população, que passa a entender porque e para que
existe a indústria do seguro.
O que também pode ser considerado
um fator de crescimento do interesse é a procura pelo curso de
Habilitação de Corretor de Seguros, que contribuiu na disseminação
das informações sobre a importância de se contratar seguros por
meio de novos corretores, juntamente com aqueles que já atuam há
mais tempo no mercado.
Peças-chave
Um dos grandes desafios ao
disseminar a cultura de seguro no País é investir em uma linguagem
clara, simples e acessível a todos os consumidores, além de ampliar
o diálogo com os segurados através de canais de relacionamento. O
corretor tem papel fundamental neste processo, levando as
informações sobre os produtos e serviços comercializados e
mostrando, de forma mais ampla, a real importância de se contratar
o produto para a proteção no dia a dia.
“O corretor é o único profissional
habilitado pela Susep para angariar e intermediar a contratação de
apólices de seguros. Essa vocação, que se materializa e se converte
em portas abertas no contato corpo a corpo com os clientes, é a
oportunidade que temos de disseminar a cultura do seguro, dirimindo
dúvidas e desbancando estigmas acerca do produto que o consumidor
está adquirindo”, lembra o presidente do Sincor-GO, Henderson de
Paula Rodrigues
É necessário, porém, que o corretor
busque aprimoramento constante sobre os produtos que oferta, além
do aperfeiçoamento de sua rotina profissional e do investimento em
um relacionamento transparente, consistente e pró-ativo na busca de
soluções para o segurado. É importante lembrar que o profissional
deve se desvincular do seguro de automóvel, ainda considerado o
carro-chefe do mercado, e apresentar aos consumidores um amplo
leque de ofertas.
“Muitas pessoas desconhecem o
seguro devido à falta de oferta do próprio profissional. Nós,
corretores, somos muito ‘abitolados’ no automóvel e nos esquecemos
de ofertar e comercializar outros ramos”, confessa o diretor-geral
da Centralle Corretora de Seguros, Michel Rodrigues Pereira
A mudança de hábito é crucial para
o desenvolvimento sustentável do setor e, no Brasil, o mercado
segurador demonstra estar no caminho certo. Porém, mesmo com todas
as divulgações sobre o setor, seja através dos meios de comunicação
ou por ações realizadas pelo próprio segmento, ainda há muito a
percorrer para se chegar ao patamar dos grandes países consumidores
do produto.
“Assim como todos os dias
consumimos aquilo que julgamos importante no nosso dia a dia, o
seguro deve fazer parte da nossa rotina de consumo, além de
fomentar a economia e proteger nosso patrimônio, incluindo nosso
bem de maior valor: a vida”, declara Silvio Roberto Rodrigues,
sócio-diretor comercial da NTI Consulting Corretora de Seguros
A indústria do seguro existe
justamente para solucionar essa questão e para garantir
tranquilidade às pessoas. Quando pensar até mesmo na sua família,
lembre-se que o seguro pode ser feito para resguardá-la de
imprevistos e percalços de toda sorte.