A tendência de contratação pela
Internet e de buscar preço mais baixo já está atingindo a categoria
de Seguros de Automóveis, setor bem estável e com nota boa entre os
usuários. De acordo com novo estudo da CVA Solutions, o uso da
Internet para fechar um negócio ainda é baixo, mas praticamente
dobrou nos últimos 12 meses, sendo que 28% dos usuários declararam
que pretendem mudar de marca e buscar melhor preço na renovação do
seu seguro. O estudo foi finalizado no início de agosto e ouviu
5.232 usuários de todo o Brasil.
Dentre as conclusões do estudo
também fica clara a necessidade de comunicação entre as seguradoras
e seus segurados, já que os usuários que conhecem, por exemplo, o
clube de descontos das companhias, avaliam melhor sua seguradora,
frente aos que não conhecem.
De acordo com Sandro Cimatti,
sócio-diretor da CVA Solutions, o setor de seguros passará por
modificações, por isso as seguradoras devem buscar modelos de baixo
custo. “Com a recessão as pessoas já estão cortando planos de saúde
e TV por assinatura, pois precisam diminuir os gastos. Nesse
momento as seguradoras têm que diminuir os preços e mostrar as
vantagens, como o clube de descontos e os serviços de assistência,
por exemplo. A tendência é um crescimento de vendas pela Internet e
com preços menores”, observa Cimatti.
Recessão é oportunidade
para seguros mais simples e baratos
Algumas respostas do estudo
demonstram a vontade de mudança dos consumidores: 28% pretendem
mudar de seguradora, sendo que destes, 81% querem buscar um preço
mais baixo. E quando perguntados se mudariam para um seguro que
custasse metade do atual, mas que cobrisse apenas roubo e perda
total, sem cobrir outros danos (danos parciais e danos contra
terceiros), 40% disseram que mudariam. “Neste momento de recessão,
os seguros mais simples e baratos têm potencial de crescimento,
ainda mais considerando que boa parte dos segurados não utiliza os
serviços e assistências a que tem direito em suas seguradoras”,
comenta Cimatti.
O setor de seguros tem
características particulares. Enquanto os consumidores que têm
Planos de Saúde ou Cartões de Crédito usam frequentemente os
serviços, os usuários de seguro de automóveis pagam e pouco usam os
serviços. Nos últimos 12 meses, segundo o estudo, 51% do total não
usaram o seguro ou os serviços de assistência, sendo que 28%
acionaram a seguradora para solicitar o guincho ou socorro
mecânico, 14% utilizaram assistência à residência e 19% notificaram
um sinistro.
Consumidor é fiel ao
corretor
Apesar das pessoas buscarem
facilidades, como a compra pela Internet, o corretor de seguros
continua sendo figura importante no setor. O consumidor é mais fiel
ao corretor do que à seguradora: 46% dos entrevistados dizem ser
mais fiéis ao corretor do que à seguradora, 63,7% contratam o
seguro sugerido pelo corretor. No entanto, a compra via corretor
caiu um pouco, de 66,4% (em 2015) para 60,9%. Ao mesmo tempo, a
compra pela Internet praticamente dobrou, aumentando de 1,6% para
3,0%.
Canais digitais de
atendimento
Os consumidores seguem a tendência
observada em outros segmentos de mercado de desejar serem atendidos
pelos canais digitais, especialmente o WhatsApp que apresenta
muitas menções. Apesar disto, o atendimento por telefone continua
sendo muito utilizado e desejado.
Nota boa entre 45 setores
da economia
Os Seguros de Automóveis têm uma
nota boa de Valor Percebido (7,70), sendo que em 2016 houve uma
melhora em relação a 2015 (7,43), o que coloca o setor na 25ª
posição entre os 45 analisados. As notas variam em uma escala de 1
a 10. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na
nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de
Microondas (nota 8,87) e como pior Operadora de Telefonia Celular
(nota 5,84).
Clube de
descontos
O conhecimento do clube de
descontos (vantagens e descontos em parceiros da seguradora
oferecidos aos clientes) faz muita diferença na avaliação dos
segurados sobre a seguradora. Quando a pessoa conhece o Clube de
Descontos, avalia melhor a seguradora. No caso da Porto Seguro, 80%
de seus segurados conhecem o clube de descontos. Já na média,
apenas 51% dos entrevistados conhecem o clube de descontos de sua
seguradora.
“A Porto Seguro faz um bom trabalho
de comunicação com seus clientes, com o mercado e com os
corretores, gerando boa fidelização. Por isso, os seus clientes têm
mais contato e interação, sabem das vantagens e avaliam bem a
empresa. Dessa forma a Porto Seguro tem a melhor Força da Marca e
está em segundo lugar em Valor Percebido”, observa Sandro
Cimatti.
Ranking: Valor Percebido e Força da
Marca – 2016
Valor Percebido (custo-benefício
percebido): 1º lugar – QBE; 2º lugar – Porto Seguro; 3º lugar –
Zurich; 4º lugar – Tokio Marine; 5º lugar – Itaú; 6º lugar – BB
Seguro Auto; 7º lugar – Mapfre; 8º lugar – Sulamérica; 9º lugar –
Liberty; 10º lugar – Sompo (Yasuda-Marítima).
Força da Marca (% da Melhor
Operadora – % Pior Operadora): 1º lugar – Porto Seguro; 2º lugar –
Allianz; 3º lugar – Sulamérica; 4º lugar – Mapfre; 5º lugar – HDI;
6º lugar – Liberty; 7º lugar – Bradesco; 8º lugar – Itaú; 9º lugar
– Tokio Marine; 10º lugar – Azul.