Painel oferece, de maneira fácil e
interativa, dados sobre o Sandbox Regulatório da Autarquia
A Superintendência de Seguros
Privados (Susep) acaba de lançar o Painel do Sandbox, um
dashboard produzido a partir de dados contábeis referentes às
empresas participantes do projeto Sandbox. Nele, é possível
consultar informações sobre evolução de prêmios, sinistros e
provisões técnicas ao longo do tempo, podendo segregar os dados por
empresa e por período.
De acordo com a Resolução
CNSP nº 381/2020, as empresas participantes do sandbox regulatório
devem cumprir todas as Leis e Decretos pertinentes às operações de
seguros e as demonstrações financeiras deverão estar de acordo
com o previsto na Lei nº 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações).
Os arquivos contábeis devem ser enviados em até 30 dias corridos
após o término do semestre e o painel será, portanto, atualizado no
segundo mês após cada semestre.
O novo painel apresenta, de forma
dinâmica, as informações enviadas semestralmente pelas empresas do
sandbox, conforme definido no manual de envio de dados aplicável às
empresas participantes do projeto, e consolida as informações que
anteriormente eram disponibilizadas ao público geral de forma
segregada.
O Sandbox
Regulatório
O sandbox é um ambiente regulatório
experimental que incentiva a implantação de projetos inovadores em
produtos e/ou serviços a serem ofertados no âmbito do mercado de
seguros e que sejam desenvolvidos ou oferecidos a partir de novas
metodologias, processos, procedimentos, ou de tecnologias
existentes aplicadas de diversos modos.
As sociedades participantes do
sandbox podem testar – sob a supervisão da Susep – novos produtos,
serviços ou novas formas de prestar serviços tradicionais. A Susep,
com isso, pode avaliar os benefícios e riscos relacionados a cada
inovação e a necessidade de realização de ajustes, seja no modelo
de negócios ou mesmo na regulamentação vigente.
Para o Superintendente da Susep,
Alessandro Octaviani, a experiência da Susep foi muito
proveitosa: “foram avaliados 11 projetos no primeiro edital e 21 no
segundo, normativos adaptados à realidade dessas empresas foram
desenvolvidos e aplicados. Dessa iniciativa, até o momento, tivemos
uma empresa se transformando em seguradora plena e outras tantas
acumulando muito conhecimento e experiência, extremamente valiosos
para seus próximos passos.”
Segundo Octaviani, a inovação
tecnológica na atividade de seguros é essencial. “Com o sandbox, a
Autarquia desenvolve seu papel indutor de novas empresas ou
produtos. Adicionalmente, a Susep tem se habilitado
tecnologicamente para melhorar sua função reguladora, em programas
como o SRO e o Open Insurance”, destaca o Superintendente.
A Susep vem analisando os
resultados dos primeiros editais e já se prepara para futuras
edições do Sandbox. Entre os pontos positivos do projeto,
destaca-se a possibilidade de inovação no mercado de
seguros, com a manutenção das principais salvaguardas
regulatórias. Sobre um terceiro edital, Octaviani comenta:
“vamos buscar as mais diversas dimensões de desenvolvimento e
aplicação de inovação tecnológica no mercado de seguro, não somente
com o objetivo de criar novas seguradoras, mas buscando resolver as
demandas tecnológicas articuladas aos riscos e interesses
seguráveis, o que amplia em muito o espectro de possíveis novas
empresas e produtos”.
Central de Painéis
Os painéis de dados da Susep
possibilitam a localização independente de dados, contendo
informações relevantes sobre o setor de seguros, que ajudam a
construir uma relação de transparência, e proporcionam
tranquilidade para a compra dos produtos e serviços.
Para acessar a Central de Painéis
da Susep, clique aqui.