Primeiros doze meses da nova
diretoria foram marcados por várias ações e aumento de 90% no
número de operadoras associadas
O mês de outubro é destacado por
datas comemorativas para a Odontologia, em especial o Dia do
Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorados no dia 25, e
para Roberto Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos
Odontológicos - SINOG, o mês marca também seu primeiro ano de
gestão à frente da principal entidade nacional que representa as
operadoras de planos odontológicos. São 12 meses de muito trabalho,
desafios, conquistas e crescimento. Mesmo 2020 sendo um ano marcado
pela pandemia, que também deixou seus reflexos na Saúde
Suplementar, o mercado de planos odontológicos começou o ano de
2021 aquecido, mantendo sua trajetória de crescimento contínuo nos
últimos vinte anos.
O primeiro ano de gestão de Roberto
Cury foi assinalado por importantes conquistas.
"Observando somente as pessoas que
utilizam planos odontológicos, houve considerável crescimento em
2020, mesmo no auge da pandemia, e chegamos ao aumento de 10.1% de
junho de 2020 a junho de 2021, segundo a publicação Cenário Saúde.
As pessoas têm buscado a saúde bucal como forma de qualidade de
vida, saúde integral e autoestima. Fruto de um processo de
conscientização por meio de campanhas e informações confiáveis",
comenta Cury.
Um dado importante é o crescimento
do segmento de planos odontológicos: desde o início da nova gestão
em setembro de 2020, o número de operadoras quase dobrou e a SINOG
conta hoje com 40 empresas associadas, somando 73% de representação
no mercado em número de beneficiários. Atualmente, mais de 28,5
milhões de brasileiros são atendidos por operadoras exclusivamente
odontológicas e, segundo pesquisa encomendada pelo IESS ao Vox
Populi em 2021, o nível de satisfação do beneficiário é de 83%.
"Queremos consolidar os planos odontológicos como principais
agentes da democratização do acesso à saúde bucal e entendemos que
ao amplificar o alcance da SINOG enquanto Associação nos colocamos
nesta trajetória", afirma Roberto Cury.
Entre as campanhas lideradas pela
SINOG nesta gestão, destaca-se o movimento "Julho Neon", em prol da
democratização do acesso à saúde bucal da população brasileira. O
movimento que realizou várias ações pelo Brasil no mês de julho,
tem como objetivo ampliar o acesso a saúde bucal de qualidade,
conscientizando sua importância por meio de parcerias para levar
saúde às comunidades menos favorecidas do país. A campanha teve
repercussão nacional e buscou também valorizar o papel dos
dentistas, os protagonistas no cuidado do sorriso da população
brasileira. Inclusive é aguardado com grande expectativa a
aprovação, nos próximos meses, do Projeto de Lei 2.563/2021, que
institui julho como mês da conscientização da saúde bucal no
Brasil.
Outra frente de iniciativa desta
gestão, é o trabalho que vem sendo exercido junto a ANS (Agência
Nacional de Saúde Suplementar) com o objetivo de solicitar a
revisão na atual regulamentação com a devida avaliação do impacto
regulatório para o segmento de planos odontológicos. Como conquista
já se tem a sinalização da ANS que, a partir de agora, as decisões
serão tomadas levando-se em consideração os impactos nos planos de
saúde e odontológicos, de maneira separada.
Certamente, o trabalho
da SINOG em
solicitar essa revisão na regulamentação foi essencial para a
decisão da Agência.