Uma
janela de oportunidades pode estar aberta para o Corretor de
Seguros com o produto Seguro Empresarial. Pesquisa do Sebrae mostra
que a abertura de empresas no primeiro semestre de 2021 foi a maior
se comparada com os mesmos períodos de 2015 para cá. Nos seis
primeiros meses deste ano, 2,1 milhões de pequenos negócios foram
criados. O número é 35% superior ao registrado no mesmo período do
ano passado e praticamente o dobro das empresas criadas em
2015.
Clovis Silva, superintendente de Massificados da AXA no Brasil,
confirma que há um potencial enorme a ser explorado no seguro
empresarial, já que é uma contratação ainda incipiente entre
pequenas e médias empresas. Esse perfil de empresa costuma
ter exposição grande a fatores que podem comprometer o
negócio e a retomada das atividades, em caso de acidentes ou
sinistros.
Para
ele, a regularização de PME’s indica um movimento do mercado e do
empreendedor em profissionalizar e consolidar suas atividades e,
nesse sentido, uma oportunidade para o corretor demonstrar ainda
mais a relevância de um seguro para os negócios. Afinal, a
percepção da importância de estar protegido está mais clara, a
consciência do risco aumentou.
Seguro dá suporte a
PME’s
O
presidente do Sebrae, Carlos Melles, diz que o crescimento do
número de empresas confirma que o empreendedorismo tem sido visto
como uma alternativa tanto para brasileiros que perderam os
empregos quanto para quem, apesar das situações adversas, resolveu
tirar do papel o sonho de empreender.
“O
Sebrae tem trabalhado cada vez mais para dar visibilidade e apoiar
milhões de brasileiros que estão buscando criar seus próprios
negócios, pois sabemos que a saída para a retomada da economia e da
geração de empregos passa – necessariamente – pelas micro e
pequenas empresas”, comenta.
Clóvis destaca a complexidade de se manter uma empresa e, por isso,
é essencial contar com a proteção do seguro desde o início e não
somente em períodos de crise, já que os riscos do dia a dia
continuam existindo. “O corretor pode compartilhar essa análise com
o cliente de forma consultiva”, diz ele.
O
executivo da AXA diz que o mercado de seguros tem olhado cada vez
mais para a prevenção, que vai além de evitar os impactos de um
acontecimento, podendo prever esse ocorrido. “Temos um papel
fundamental para conscientizar a população sobre a relevância dos
seguros”, pondera.
Para
ele, algo que o Corretor já faz bem é tangibilizar os benefícios do
produto usando exemplos que geram identificação para o cliente: um
vidro quebrado, um vazamento, danos elétricos que podem interromper
o funcionamento do negócio. “É importante sinalizar que, além da
resiliência financeira, o seguro proporciona tranquilidade, porque
evita as dores de cabeça com as coberturas e as assistências que
oferece para o segurado”, destaca.
A
AXA oferece uma série de produtos que atende a pequenos e
médios negócios com limites de até 30 milhões e VR de até 100
milhões por local, nos segmentos de comércio e serviços, como
bares, restaurantes e lanchonetes, padarias, pizzarias, consultório
médico e odontológico, salões de cabeleireiro e manicure, agências
de turismo, academias, petshops, clínicas veterinárias, escritórios
de advocacia e contabilidade, lojas de roupas e calçados,
indústrias, entre outras.
“Um
ponto relevante que deve ser enfatizado é o gerenciamento de risco.
Isso é algo essencial também no cenário das empresas, prevenir e
mitigar a chance de riscos ocorrerem. Aqui na AXA, compartilhamos
dicas e informações desse tipo para o Corretor, o que contribui
para iniciar ou retomar uma conversa com um cliente”, finaliza.