A conclusão da transação
posiciona a Allianz como a segunda colocada em seguros de Automóvel
e a torna uma das três principais seguradoras em Ramos Elementares
no Brasil. A transação leva a Allianz a uma participação de
mercado de cerca de 15% no seguro de Automóvel e a 9% em Ramos
Elementares no país.
Munique / São Paulo, 10 de Julho,
2020 – A Allianz concluiu hoje a aquisição das operações de
Automóvel e Ramos Elementares da SulAmérica (“SulAmérica Auto e
Massificados”), dando sequência ao anúncio do acordo, ocorrido em
23 de agosto de 2019. A transação amplia a oferta de serviços para
clientes e aumenta a presença geográfica da Allianz no Brasil. O
valor do negócio é de R$ 3,2 bilhões (aproximadamente 500 milhões
de euros).
"Isso representa nosso maior
investimento no Brasil", disse Iván de la Sota, membro do conselho
de administração da Allianz SE e Chief Business Transformation
Officer responsável pela região de Seguros Ibero-América Latina.
"Com a compra da SulAmérica Auto e Massificados, conquistamos uma
posição de liderança no crescente mercado de Ramos Elementares na
maior economia da América do Sul. É também uma grande oportunidade
para implantar novas tecnologias e fornecer soluções de maior
qualidade para corretores e clientes locais."
A Allianz não está incorporando
somente as linhas de negócios, mas também capital intelectual,
sistemas tecnológicos, canais de distribuição e todos os outros
ativos e passivos. A expectativa é que a inteligência combinada nas
operações de Automóveis e Ramos Elementares promova oportunidades
de diversificação de negócios, por meio de cross selling com a nova
base de clientes.
"Hoje nasce uma nova Allianz que
combina o melhor dos dois mundos. Em um momento desafiador,
profissionais de ambos os lados demonstraram qualidade,
profissionalismo e desempenho exemplares nesta operação. Isso
permitiu a conclusão da transação antes do prazo, consolidando a
marca como referência no país. Agradecemos à SulAmérica por seus
esforços ao longo do processo", diz Eduard Folch, presidente da
Allianz Brasil. “Damos as boas-vindas aos novos colaboradores,
corretores e clientes nessa chegada ao Grupo Allianz e agradecemos,
em particular, as equipes envolvidas, de ambos os lados, para fazer
desta aquisição um sucesso.”
Para Gabriel Portella, presidente
da SulAmérica, a conclusão da operação é um marco na história da
companhia, que completa 125 anos em 2020. “O interesse da Allianz
por esta operação só reforça a força e a qualidade dos nossos
serviços, do atendimento e da experiência proporcionados para
nossos clientes”, afirma. “É preciso enfatizar que tudo que
conquistamos sempre foi por termos colaboradores engajados,
comprometidos e competentes, além dos mais de 39 mil corretores de
seguros e assessorias, com quem nos relacionamos há muitos anos e
são uns dos responsáveis por tornar a SulAmérica desejada e
admirada.”
Com a finalização desta operação, a
SulAmérica concentra seus negócios no cuidado com as pessoas.
“Nossa estratégia de gestão de saúde integral, na qual cuidamos da
saúde física, emocional e financeira com um olhar único, ficará
ainda mais forte”, revela Portella, referindo-se ao modelo de
cuidado em que Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos
formam uma SulAmérica com opções que se complementam. “Acreditamos
que em cada fase da vida as pessoas precisam de proteções
diferentes e, por isso, queremos cada vez mais ter uma gama de
soluções para que elas possam ter o poder de escolha com autonomia
e segurança.”
O presidente da SulAmérica reforça
também que o relacionamento com corretores, assessorias e
concessionárias de seguros seguirão da mesma forma. “Nossa maneira
de fazer não vai mudar, pelo contrário, queremos estar cada vez
mais próximos dos nossos parceiros, gerando bons negócios para
todos. Seguiremos juntos nessa nova jornada que se inicia na
SulAmérica”, assegura.
Os executivos também ressaltam a
atuação da Susep, em tempos de pandemia. “Tanto a Allianz quanto a
SulAmérica cumpriram as orientações e regulamentações, em acesso
remoto, por meio de processos eficientes estipulados pela
autarquia. Portanto, foi possível para nós cobrirmos todas as
etapas de um processo complexo, em tempo recorde”, diz Eduard
Folch. “O trabalho da Susep durante todo o processo foi essencial
para chegarmos até aqui”, completa Portella.
A Susep fica muito feliz em
verificar que o capital estrangeiro está investindo no setor de
seguros brasileiro. “Acredito que temos um enorme potencial de
crescimento pela frente e podemos ser parte importante na retomada
do crescimento econômico. O setor de seguros se adaptou
perfeitamente ao novo marco tecnológico imposto pela pandemia e
isto consolida a indicação de que será um dos grandes movimentos do
setor a partir de agora”, afirma Solange Vieira, superintendente da
Susep.
Sobre a integração de operações
Por meio da transação, a Allianz
terá colaboradores e infraestrutura adequada para apoiar sua
ambição de crescimento: além da sede em Pinheiros e um edifício no
Centro da cidade de São Paulo, a empresa possui um novo escritório
no Rio de Janeiro. A nova empresa terá mais de 100 filiais e 30
C.A.S.A - centros automotivos próprios - em todo o país.
“Nosso foco está na continuidade
dos negócios. Todo o processo de integração será conduzido
gradualmente, considerando as melhores práticas de ambas as
empresas, com foco total no crescimento sustentável”, explicou
Folch.
Novo posicionamento no mercado
Por meio da transação, a nova
Allianz se posicionará como uma empresa mais atraente, com
notoriedade no serviço prestado para clientes, corretores e
talentos locais. Embora a Allianz já esteja fortemente posicionada
nas Linhas Corporativas, após a transação, a companhia se destacará
também na oferta de outros produtos, alcançando uma posição de
liderança no mercado brasileiro:
- Automóvel: 2ª maior seguradora de
automóveis.
- Condomínio: 1ª no ranking.
- Empresas PMEs: mais de 100 mil
contratos no portfólio.
- Residência: com um total de 550
mil imóveis, a empresa conquista cinco posições no ranking do
mercado.
Dobrando o tamanho, a Allianz terá
acesso a habilidades e dados mais amplos, apoiando o lançamento de
novos produtos e serviços digitais. Há também uma expectativa de
que os preços e a eficiência sejam beneficiados.
Ampliação dos canais de
distribuição
Após a aquisição, a capacidade de
distribuição da Allianz no Brasil será significativamente ampliada,
com acesso a um total de 27 mil corretores, 62 assessorias e
parcerias adicionais com instituições financeiras.
“Atuamos diretamente com corretores
que fazem um trabalho incrível para a Allianz. Agora, a SulAmérica
Auto e Massificados traz para a empresa sua experiência com as
assessorias. Combinar todas as experiências das equipes para
expandir nossos canais de distribuição e estar ainda mais próximo
de nossos corretores e assessorias é um dos elementos-chave do
modelo de negócios. As assessorias agregarão valor aos nossos
negócios e já estamos preparando os sistemas da Allianz para
oferecer outros produtos, além de Automóvel”, acrescentou o
presidente da Allianz Brasil.