Unidade de saúde da empresa foca na melhoria de
processos e não descarta novas aquisições na área médica e
odontológica
Não é só a reestruturação de uma área que responde por 65% do
faturamento da empresa. Com a nova divisão, o setor de saúde da Sul
América também se prepara para futuras conquistas. É o que conta o
vice- presidente da Sul América Saúde, Gabriel Portella. A
seguradora passou por mudanças organizacionais que geraram três
diretorias na área de saúde, além de uma superintendência
odontológica.
Para comandar a área Técnica e de Produtos, a seguradora trouxe
Mauricio Lopes, que possui 10 anos de experiência na área de saúde
suplementar. Marco Antonio Antunes e Manoel Cardoso, que já estavam
na companhia, assumiram a diretoria de operações e diretoria de
relacionamento, respectivamente. A direção da área odontológica
está sem superintendente até o fechamento desta reportagem.
De acordo com Portella, a opção pelo novo formato ocorreu para
obter uma melhoria na gestão da área, pois a antiga organização já
não comportava o desenvolvimento da unidade. “O modelo
organizacional já não estava respondendo como precisávamos. No
fundo, a mudança redefine atribuições, tem um foco exclusivo em
processos e melhorias para lidar com os usuários da Sul América. Ao
mesmo tempo a gente tem que estar preparado com a estrutura mais
dedicada nos processos e na automação”, explica.
Antunes dará andamento ao departamento de operações, que já
conta com processos automatizados. Hoje, 90% das contas médicas são
transmitidas eletronicamente, o que resulta em diminuição de custo
e de tempo, além de transmitir 250 mil contas por mês com
certificação digital.
Já Cardoso comandará a área responsável pela interface com os
segurados e prestadores de serviço, além de aprimorar o
relacionamento, tem a meta de crescimento no número de
beneficiários.
Vindo da Allianz, Lopes está na diretoria técnica e de produtos,
que responderá pela área de gestão de risco. “O nosso
grande objetivo é ter o preço mais justo e adequado para alcançar a
maior rentabilidade possível, rede necessária para atendimento ao
cliente”, diz Portella.
Mercado
No primeiro trimestre de 2011, a Sul América Saúde cresceu 18%
se comparado ao mesmo período de 2010. Os prêmios do seguro saúde
somaram R$1,4 bilhão, 27% a mais que no primeiro trimestre do ano
anterior.
No último mês de abril, a empresa concluiu a compra da Dental Plan,
operadora de planos odontológicos com atuação nas regiões Norte e
Nordeste. Com a incorporação da carteira, a seguradora atingiu os
2,2 milhões de beneficiários, 400 mil só na área
odontológica.
Portella diz que não tem uma meta
para a participação da saúde nos negócios da seguradora, mas não
descarta aquisições no mercado. “É engraçado, o primeiro
objetivo é melhorar, e depois se preparar para oportunidades de
aquisição, seja na Odontologia ou na área de saúde. Ter uma
preparação ainda melhor, mais focada. Sempre temos um olhar sobre o
mercado, quando tiver oportunidade e com o preço que viabilize
retorno. Saúde é e continua sendo um produto importante para
empresa”, finaliza.