Ao comprar um veículo, o bom senso
manda que a aquisição venha acompanhada da contratação de
um seguro automotivo. Desta forma, o bem estará coberto desde
o momento que deixa da loja, certo? Não é bem assim.
Pela lei número 251,
da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as
seguradoras têm o prazo de 15 dias para manifestar-se sobre a
proposta enviada pelo corretor, contados a partir da data de seu
recebimento, seja para seguros novos ou renovações.
Na prática, significa que se o
proprietário se envolver em um acidente nos primeiros dias de carro
novo pode acontecer dele não estar coberto. “A lei prevê 15
dias para que se possa realizar a vistoria prévia e avaliar as
condições do veículo, mesmo zero quilômetro”, diz José Peres Zago,
da Viva Corretora de Seguros, que trabalha com todas as companhias
do mercado.
Segundo o profissional, a lei é
antiga, do tempo em que todo o processo para a regularização da
apólice era feito via correio e transportadora. Hoje, com a
agilidade da meios digitais, a resposta acontece num prazo bem
menor.
“A maioria das seguradoras emite a
apólice em 24 horas. E mesmo que isso não aconteça, caso ocorra o
sinistro antes do dono receber o aviso de aprovação, as empresas
costumam cobrir o estrago”, salienta.
Zago resssalta que em caso de a
proposta ser recusada pela seguradora, a lei obriga que o corretor
do contratante seja avisado dentro do prazo de 15 dias, caso
contrário a companhia terá de arcar com a cobertura de possíveis
sinistros que venham a acontecer.
Lembrando que o seguro pode ser
automaticamente cancelado caso não haja o pagamento da primeira
parcela ou do valor total, no caso de quitação à vista.
Confira abaixo o que fazer depois da
contratação do seguro auto, de acordo com a Bidu Corretora de
Seguros e Serviços na Internet:
Carro Zero KM
No caso de um carro novo, é preciso
enviar a nota fiscal do veículo para comprovar que ele realmente é
zero. Vale lembrar que se o automóvel já estiver saido da
concessionária, ele já não enquadra neste item.
A proposta demora um dia para ser
transmitida, sendo necessário o pagamento do boleto bancário ou
débito automático.
Novo seguro
Caso o carro já tenha deixado a
concessionária e rodado alguns quilômetros rodados, será necessário
realizar a vistoria em pontos autorizados ou em casa. Ela serve
para verificar a situação do veículo antes de formalizar o seguro
auto.
O período para transmitir a proposta é
de um dia, sendo indispensável o pagamento do boleto bancário ou
débito automático.
Renovação
Para a renovação do seguro com uma
corretora diferente, será necessário enviar a apólice anterior,
para que sejam feitas todas as alterações necessárias. Agora se for
com a mesma corretora, isto não será preciso. A apólice traz
informações importantes, como a classe de bônus, que dará descontos
na nova cobertura.
No caso da apólice estar vencida, será
necessário esperar um dia para que a proposta seja transmitida.
Agora é só esperar…
Depois de pagar o boleto ou débito
automático, o seguro vai para a transmissão. A partir daqui o carro
está com uma cobertura provisória. Em até 15 dias a seguradora dará
a resposta sobre a aceitação ou não do seu seguro auto.