Na avaliação das associações de defesa do
consumidor, a ANS terá de intensificar a fiscalização para fazer
com que as operadoras de planos de saúde cumpram a nova norma do
governo que define prazos de atendimento.
Na Internet, a Proteste Associação de Consumidores alerta para a
necessidade da fiscalização ser mais efetiva para que a norma seja
obedecida. "Levantamento feito pela Proteste mostra que, quanto
maior o número de clientes de uma empresa, maior o tempo médio de
agendamento". Para entidade, isso ocorre porque a "ANS não cobra
aumento na rede de atendimento dos planos na proporção do aumento
do número de beneficiário".
Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os
prazos deveriam ser ainda menores. Nos casos em que o serviço não
for prestado dentro do prazo, o cliente atendido por um
profissional não credenciado deverá ser reembolsado em até 30 dias
pela operadora. Na avaliação do instituto, essa regra "leva o
plano de saúde a adequar e ampliar sua rede de atendimento,
melhorando a qualidade dos serviços prestados".
A ANS informou que as operadoras que descumprirem as regras poderão
ser multadas em até R$ 80 mil ou sofrer auditoria da agência.
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