Novo site possui uma navegação
simplificada e linguagem mais acessível
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança em 15 de março
o seu novo portal corporativo. De acordo com a ANS, o novo site
possui uma navegação simplificada e linguagem mais acessível.
A reformulação da principal ferramenta de comunicação da ANS teve
início em 2009. Um comitê formado por diversos setores da Agência
coordenou o trabalho. O novo portal foi desenvolvido em gerenciador
de conteúdo gratuito (software livre) e cumpre recomendações de
acessibilidade do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro
(E-Gov).
"Entendemos esse novo portal como um case de gestão do governo
federal, pois é resultado de pesquisas com todos os perfis de
usuários. A ANS ouviu seus clientes e vai continuar ouvindo, pois
esse é um processo contínuo", ressalta o Secretário-Geral da
Agência e coordenador do comitê do portal, Bruno Sobral, em
comunicado.
Entre as principais novidades estão: • áreas destinadas aos
dois principais públicos da ANS: consumidores e operadoras de
planos de saúde;
• possibilidade de assinatura de conteúdos;
• compilação de toda a legislação do setor, com as referências de
alterações e revogações marcadas no texto;
• acesso facilitado a perguntas frequentes e aos canais de
atendimento da Agência;
• layout mais dinâmico com fotos em rotação automática na página
inicial;
• acesso rápido às áreas que apareceram como de maior interesse
pelos públicos nas pesquisas realizadas.
Uma das técnicas presenciais utilizadas para melhor compreensão do
ponto de vista do usuário foi o card sorting, método que observa
como o público-alvo organiza, por meio de cartões, as informações
da forma mais adequada para ele. Dessa maneira, segundo o órgão, é
possível considerar no portal a lógica de quem o acessa.
Testes de usabilidade foram feitos com frequentadores do Procon do
Rio de Janeiro, representantes de operadoras de planos de saúde e
de prestadores de serviços de saúde, além de servidores da própria
ANS.
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