1. Conheça o produto ou serviço que vende
Já passou por uma situação de perguntar algo sobre um produto ou serviço que queria comprar e o vendedor não saber te responder sobre aquilo ou, pior ainda, começar a enrolar e criar um situação ainda mais desagradável? Pois é, com certeza você não comprou com aquele vendedor, não é mesmo?
Se a função do vendedor é passar confiança, ele deve saber sobre os produtos e serviços que vende. Lógico que é normal que não saiba sobre alguma coisa que é menos vendida, mas para isso existe sempre a postura profissional de pedir ao cliente um momento e perguntar a quem saiba, sem demonstrar insegurança.
Aproveite sempre as horas vagas ou de pouco movimento na empresa para estudar melhor o seu produto ao invés de ficar batendo papo no Facebook.
2. Ofereça demonstrações do produto
Quando for possível, mostre ao cliente como o produto funciona. Ligue na tomada, aperte o play ou faça o que for possível. No caso de produtos que não funcionam desta forma, ofereça amostras grátis.
O cliente fica mais confiante sobre a eficiência do mesmo e mesmo que não decida comprar naquele momento, as chances de voltar e comprar com a pessoa que melhor demonstrou o produto são muito maiores.
3. Tenha paciência ao explicar os benefícios do produto
Lembre-se que cada pessoa tem um nível de conhecimento diferente sobre um produto. Tente encontrar um nível adequado para que a pessoa entenda sobre o que você está vendendo e possa fazer a compra.
Por exemplo, uma pessoa pode querer comprar um iPhone sem nem mesmo saber falar o nome, só porque ouviu alguém falando que era bom. Neste caso, não vai dizer para ela sobre o sistema, aplicativos, etc. Ao invés disso, vai falar que é de uma marca boa, que dará para tirar fotos, fazer ligações, mandar mensagens, entrar na internet, etc.