A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) deve lançar até dezembro uma norma que vincula à
qualidade do atendimento os reajustes de valores pagos pelas
operadoras de planos de saúde aos prestadores de serviço, como
hospitais e laboratórios. Será uma espécie de selo de qualidade
para hospitais acreditados.
A ideia é, segundo Martha Oliveira,
diretora da ANS, que a partir de janeiro os hospitais, clínicas,
laboratórios que tenham acreditação, que pode ser adquirida em
empresas especializadas, possam ter o reajuste baseado no IPCA,
enquanto os que não tiverem, tenham um índice menor, algo que pode
girar em torno de 90% do IPCA, mas que ainda não foi definido.
“Precisamos que as empresas se
mexam e se mobilizem na direção de se qualificarem”, disse a
diretora. Em alguns países, os hospitais só podem funcionar se
forem acreditados.
A relação entre operadoras de
planos de saúde e prestadores de serviço, como hospitais, clínicas
e laboratórios, pode ser livremente acordada em contrato feito
entre as partes. Mas, desde o ano passado, aqueles que não tiverem
acordo sobre os índices de reajustes já devem usar a taxa fixada
pela ANS, que é o IPCA.
Avaliação
A acreditação é uma avaliação e
certificação da qualidade de serviços feita por uma empresa
especializada mediante pagamento do órgão que deseja ser
acreditado. Segundo Martha, são poucos os hospitais e operadoras de
planos de saúde que têm acreditação.
Martha diz que a ANS quer que o
consumidor escolha o plano de saúde baseado na qualidade dos
serviços, e que essa medida não influencie no valor final pago pelo
consumidor. A autarquia está ainda discutindo como estas
informações serão repassadas ao consumidor.
Consultório e clínicas de
terapia
Em 2017, serão os profissionais de
consultório e clínicas de terapia que passarão a ter o selo de
qualidade, mas os critérios para concessão deste qualificador ainda
estão em discussão.
Segundo Martha, as entidades de
classe serão ouvidas para que dentistas, médicos, fisioterapeutas,
entre outros profissionais, também possam ter uma identificação de
qualidade.