O
setor de microsseguros – seguros direcionado para as necessidades
específicas das famílias de baixa renda – tem o potencial de
atender 60 milhões pessoas, disse o presidente da Comissão de
Microsseguros e Seguros populares da Confederação Nacional das
Seguradoras (CNseg), Eugênio Liberatori Velasques, durante evento
da entidade, em São Paulo. O número foi obtido por meio de estudos
internos da confederação em parceria com o economista e consultor
Francisco Galiza. Somente em 2013, esse setor teve R$ 6,8 milhões
em prêmios, com volume pagos em sinistros de R$ 1,8
milhão.
Segundo o presidente da comissão e também diretor
da Bradescos Seguros, ainda não se sabe quando atingirá esses
números, mas a estimativa é que dentro de cinco a dez anos isso
aconteça com consciência aprofundada do assunto. “Trata-se de um
trabalho longevo de educação que passa pela compreensão da
necessidade da proteção para depois partir para o consumo”.
Velasques não faz previsões para quantas pessoas conseguirá atender
esse ano, mas afirma que o grande desafio é que o consumidor seja
bem atendido e tenha uma experiência positiva. “Se um cliente
transmitir a informação de um bom atendimento e conhecimento desse
produto, consequentemente ele atrairá nossos clientes dentro de sua
comunidade”, afirma.
Desde
2010, a Bradesco Seguros possui o produto Primeira Proteção
Bradesco, que está enquadrado como microsseguro. É um seguro de
vida por morte acidental, destinado a pessoas de 14 a 70 anos de
idade, no custo de R$ 3,50 mensais. O seguro oferece indenização de
R$ 20 mil de em caso de morte acidental a família do contratante.
Do lançamento do produto até hoje, foram vendidos três milhões de
apólices e por ano gera em torno de R$ 60 milhões a seguradora.
Velasques comenta que para uma empresa que fatura R$ 50 bilhões é
um valor pequeno, mas representativo se for analisado que
corresponde a 27% de uma carteira de cinco milhões de clientes, e
que nunca tiveram um seguro de vida antes.
Com
intuito de melhorar as condições do mercado de microsseguros no
País, em outubro do ano passado, a CNseg firmou parceria com a EA
Consults e a Microinsurance Inovation Facility da Organização
Internacional do Trabalho (MIF/OIT) para o desenvolvimento da
ferramenta Pace, para realizar pesquisas de comparação de preços de
microsseguros brasileiros com produtos similares em outros países.
Foram avaliados os seguros de vida na Filipinas, seguro de vida e
saúde no Quênia e seguro funerário na África do Sul. O resultado
mostrou que a Filipinas é o país que oferece os melhores produtos
para a população de baixa renda, com diferentes coberturas
adicionais e diferentes coberturas para cada membro da
família.
Em
comparação com os três países, o Brasil pode ser classificado na
terceira posição Brasil quanto a oferta de produtos, mas na última
colocação quando a experiência e a agilidade para pagamento de
sinistros. Miguel Solano da (MIF/OIT) explica que além de melhores
produtos, a Filipinas tem o menor custo dos seguros, possui
facilidade em explicar as apólices e proporcionam maior acesso a
informações de seus produtos. Os consumidores de microsseguros da
África d Sul se tem um processo de pagamento mais eficiente e os
consumidores apresentaram melhor compreensão sobre os produtos. “A
conclusão é que o Brasil precisa melhorar a comercialização de seus
produtos no varejo e tentar ser mais claro ao transmitir as
informações aos consumidores na hora de mais clareza de
informação”, enfatiza Solano.
A
presidente da EA Consults, Barbara Magnoni complementa que na hora
de se elaborar e vender os produtos tem que levar em consideração
que se trata de um seguro de massa, portanto não basta ter apenas o
custo compatível com a renda da população, mas a qualidade nas
informações e na cobertura. “A linguagem utilizada aqui no Brasil
ainda é muito difícil e as apólices são complexas”, comenta a
presidente.
Atentas a essas necessidades, algumas seguradoras
procuraram se aproximar mais de seus clientes com intuito de
diminuir essa falta de comunicação, investindo informações
financeiras de forma mais simplificada e clara. A Icatu Seguros é
um exemplo de case bem sucedido dentro do mercado, pois usou um
site interativo, com cursos online, infográficos ilustrativos e
games explicando investimentos. Entre os produtos que a seguradora
trabalha, estão os seguros massificados – seguros de proteção
financeira, perda e roubo de acidente pessoal, seguro odontológico,
seguro residencial.
De
acordo com a diretora de produtos da seguradora, Aura Rebelo, o
maior desafio encontrado nesse segmento é expandir a presença
desses produtos no mercado e vender de forma que o consumidor tenha
conhecimento total sobre aquele produto, e o objetivo e minimizar o
problema.