A administradora é vitoriosa na
categoria Respeito ao Cliente com o case ‘Respeito ao cliente
diante do cenário de pandemia do novo coronavírus’ e recebe a
premiação Ouro
Por RD
Comunicações
SÃO PAULO -
Affix Administradora de Benefícios, empresa especializada em planos
de saúde, é vencedora do Prêmio Smart Customer 2021, conquistando
Ouro na categoria Respeito ao Cliente com o case ‘Respeito ao
cliente diante do cenário de pandemia do novo coronavírus’. A
administradora é uma das protagonistas do setor a atuar no segmento
coletivo por adesão e atender ao crescimento da procura por planos
de saúde médico-hospitalar e odontológico, de qualidade e preços
acessíveis, e reconhecidamente destaque no setor de planos de
saúde.
A Affix tem direcionado
investimentos e muito trabalho de seus colaboradores e parceiros
para levar sempre os melhores serviços e atendimento humano a seus
beneficiários. “Essa premiação vem coroar o empenho e dedicação de
toda equipe Affix - colaboradores, operadoras, corretores e
plataformas, que a cada dia está ainda mais alinhada e no caminho
certo para atender com as boas práticas administrativa, comercial e
de serviço de saúde’, afirma Pedro Rezende, sócio fundador e CEO da
Affix Administradora de Benefícios.
Em sua 9ª. edição, o Prêmio Smart
Customer tem o objetivo revelar, anualmente, as instituições
líderes em CX (Customer Experience) , relacionamento e experiência
com o cliente. Com o case ‘Respeito ao cliente diante do cenário de
pandemia do novo coronavírus’, a Affix apresentou todo seu esforço
em oferecer serviços e atendimento ágil e de qualidade, nesse
período desafiador, que desde março de 2020 tem impactado no modo
de viver da população brasileira.
A pandemia do novo Coronavírus
surpreendeu o mundo e gerou um cenário de incertezas e de desafios
para a Affix. Era necessário enfrentar um vírus desconhecido – cuja
principal arma era o isolamento social – com as melhores e mais
eficientes práticas de atendimento e de serviços e ainda lidar com
as consequências econômicas e sociais provocadas pela nova
realidade.
Desde o dia 16 de março, quando do
início do isolamento social, a Affix promoveu, dentro de casa, o
cuidado com seus colaboradores e adotou o home office. Promoveu
investimentos para que toda sua operação também fosse realizada
100% no modo digital com o objetivo de ajudar a conter o
Coronavírus e evitar o alastramento do seu contágio.
Nesse período, a equipe Affix tinha
uma certeza de que cada vez mais as pessoas necessitariam, mais do
que nunca, ter acesso a um plano de saúde e que a sua missão era
atender seus clientes e favorecer a continuidade dos serviços de
saúde. Muitas pessoas enfrentaram dificuldades para continuar
pagando seus planos de benefício saúde, entre outras dificuldades
inerentes ao isolamento social.
Inspirada em um dos seus valores
empresariais - entregar serviços com responsabilidade, inovação e
flexibilidade, a Affix naquele momento tinha mais uma missão:
desenvolver uma série de programas para ajudar os beneficiários,
minimizando eventuais impactos decorrentes da pandemia. E assim
foram desenvolvidos os programas: Financiamento de Boletos;
Desconto no Percentual Retroativo da ANS; Desconto no Pagamento do
Boleto para Beneficiários Protestados; Projeto Doutor Atende;
Adesão ao Boleto Digital e Aplicativo e Portal do Cliente.
Financiamento de
Boletos - a medida ajudou o beneficiário a manter seu
plano em dia, reduziu a inadimplência e contribuiu para a retenção
dos clientes. A proposta incluía o financiamento de boletos em
atraso, para pagamento em até 12 vezes, sendo a contrapartida
permanecer com o plano por mais três meses. Todas as negociações
foram acompanhadas, do início ao fim, por um time com perfis
diferentes, apoiado por tecnologias inovadoras.
Desconto no Percentual Retroativo da
ANS - Em 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS) determinou que, durante o período de setembro a dezembro, as
operadoras e administradoras de benefícios não poderiam cobrar do
cliente tais reajustes. A recomposição dos valores suspensos
deveria ser parcelada em 12 meses. No entanto, o impacto econômico
da pandemia, para muitas pessoas, tornou inviável a manutenção do
plano com o novo valor. Pensando nestes beneficiários, a Affix
promoveu negociações e aplicou descontos nas parcelas relativas ao
reajuste – sendo a contrapartida manter o plano de saúde até a
quitação total das parcelas, já que o cancelamento ocasionaria a
cobrança integral.
Desconto no Pagamento do Boleto para
Beneficiários Protestados - pesquisa da Confederação
Nacional do Comércio (CNC) mostrou que o percentual de consumidores
que se declararam endividados fechou 2020 em 66,3%. Em agosto, este
índice chegou a 67,5%. Muitos casos evoluem para protestos –
situação que traz uma série de impedimentos. A Affix Benefícios
também criou um programa específico para aqueles que procuraram a
Central de Relacionamento a fim de quitar suas dívidas e retirar
seu nome do protesto. Foram concedidos até 80% de desconto no
pagamento das mensalidades em atraso.
Projeto Doutor Atende -
No início da pandemia, o isolamento social foi a principal
determinação das autoridades médicas e sanitárias para evitar a
disseminação do Coronavírus. A orientação era a de que todos
ficassem em casa, especialmente os mais velhos, ou sair apenas em
casos de extrema necessidade. Ao mesmo tempo, o país foi inundado
por notícias falsas sobre a doença. Pouco se sabia sobre o vírus –
o que facilitou a disseminação de conteúdos infundados, sem
compromisso com a verdade e a ciência. Muitas pessoas ficaram
assustadas e careciam de informação de qualidade. Diante deste
cenário, a Affix criou o Projeto Doutor Atende, que oferecia
orientação médica básica por telefone para beneficiários com mais
de 54 anos. Nesse período inicial, o Conselho Federal de Medicina
havia autorizado a prática da telemedicina em caráter excepcional,
enquanto durasse a pandemia da Covid 19. O beneficiário ligava para
um número de telefone e era atendido por uma enfermeira, que dava
as primeiras orientações. Dependendo da necessidade, a enfermeira
encaminhava o beneficiário para um médico.
Adesão ao Boleto
Digital - Com a pandemia, outra ação intensificada pela
Affix foi motivar o beneficiário a aderir ao boleto digital. A
intenção, mais uma vez, foi oferecer segurança, comodidade e a
garantia de que o boleto chegará ao beneficiário, evitando qualquer
problema relativo ao atraso da mensalidade pela ausência do boleto
físico. O beneficiário pode receber o boleto em seu e-mail ou
acessá-lo pelo site da Affix ou pelo aplicativo Affix Cliente.
Atualmente, 77% da base de beneficiários da administradora optou
pelo recebimento do boleto exclusivamente pelo meio digital.
Aplicativo e Portal do
Cliente - durante a pandemia, a tecnologia foi uma
aliada para superar distâncias, resolver problemas e facilitar o
acesso a informações. Na Affix, isso não foi diferente. Por isso, a
administradora passou a oferecer mais serviços em seu aplicativo e
no portal do cliente. Entre as facilidades disponibilizadas nestes
dois canais, o beneficiário encontra segunda via de boleto, dados
cadastrais, número da carteirinha do plano de saúde, demonstrativo
de pagamentos, extrato de coparticipação, dados do plano, rede
credenciada, carência e carta de permanência, entre outros
serviços.
Com apenas oito anos de mercado e
capital 100% nacional, a Affix protagonizou inovações tecnológicas,
de serviços de saúde e atendimento ao cliente com destaque em todo
o território nacional e é hoje uma das mais importantes
administradoras de planos de saúde coletivos do país, comprometida
em oferecer qualidade e com o melhor custo-benefício para seus
clientes. Atua em 19 estados, além do Distrito Federal. É uma
empresa jovem que conquista, a cada dia, a confiança de mais
brasileiros. São pessoas que buscam uma administradora que oriente,
apoie e dê suporte sobre todas as questões que envolvem um
benefício.
Foram os valores da empresa os
responsáveis pelo seu sucesso nesses anos, desde sua fundação em
2013, em Fortaleza, Ceará. São eles: desenvolver capacitando,
estimulando e reconhecendo as pessoas; cultivar relacionamentos
próximos, sólidos e duradouros, de verdade; tratar bem, ouvindo e
entendendo as pessoas; entregar nossos serviços com
responsabilidade, inovação e flexibilidade, sem desperdícios e
respeitar diversidades, individualidades e regionalismos, além de
gerar crescimento, benefícios e resultados para as pessoas de forma
transparente e sustentável.
A Affix oferece, por meio de seus
corretores parceiros, planos de saúde coletivos por adesão,
empresariais e para o setor público, além de serviço de gestão de
benefícios, por meio do Affix BackOffice. Atualmente, possui mais
de 130 mil beneficiários, 44 operadoras de planos de saúde e
odontológicos e mais de 11 mil corretores parceiros.