Fintech passa a oferecer diferentes tipos de seguros e cria uma nova vertical de negócios
A Creditas, plataforma líder em crédito e soluções de consumo na América Latina, anuncia hoje a aquisição da Minuto Seguros, insurtech líder em seguros digitais no Brasil, com o objetivo de fortalecer seu ecossistema de produtos e ter uma nova vertical de negócios. Com a transação, a fintech passa a oferecer aos seus clientes uma gama de opções, que reúnem crédito, seguros e soluções de consumo. O fundador da Minuto Seguros, Marcelo Blay, passa a ser sócio da Creditas e o Vice-Presidente da nova unidade de seguros e continuará como CEO da Minuto. Redpoint eVentures, atual acionista tanto da Creditas quanto da Minuto, se mantém como sócia da Creditas.
Com mais de R$250 milhões em prêmios anuais e 160.000 clientes, a Minuto foi a corretora de seguros pioneira na utilização de canais digitais para democratizar o acesso a diferentes tipos de seguros no Brasil. A insurtech conta com uma operação completa que contempla cotação em tempo real com mais de 15 seguradoras parceiras, contratação digital, gestão pós-venda, renovação digital e gestão de sinistros. Conta com um time de 350 colaboradores que vão se integrar à Creditas, que atinge a marca de 2.500 Tripulantes (funcionários).
Com a integração da Minuto Seguros, a Creditas passa a oferecer uma solução completa focada nos ativos das pessoas. A operação tem sinergias com os outros três ecossistemas já oferecidos pela empresa, que contemplam carros, imóveis e salário, possibilitando que o cliente gerencie seus ativos em uma única plataforma. A integração fortalece, principalmente, a vertical de carros e vai permitir a contratação, dentro de um mesmo aplicativo, de um pacote completo de serviços: crédito com garantia do veículo, financiamento, compra, venda e troca e agora, o seguro. Da mesma forma, os atuais clientes da Minuto Seguros passam a ter acesso a um pacote completo de produtos e serviços, o que possibilita a redução do custo de crédito e facilita a troca de veículo de forma ágil, digital e integrada.
“A Minuto Seguros tem um significado muito especial para mim. Foi um sonho que se tornou realidade: o de criar uma empresa genuinamente interessada em pessoas, que são seus clientes, colaboradores, seguradoras, parceiros, acionistas e a sociedade. Uma empresa que foi uma das precursoras na revolução tecnológica pela qual a indústria de seguros está passando, induzindo a digitalização do setor. Foi também capaz de ajudar a inclusão financeira no Brasil, trazendo para o mercado clientes que nunca tinham tido uma apólice de seguros. Iniciamos agora um capítulo extremamente promissor, passando a fazer parte da Creditas, uma das mais importantes fintechs do mundo. Estou muito feliz e entusiasmado com a ampliação do sonho.”, Marcelo Blay, fundador e CEO da Minuto Seguros.
“Acompanho os movimentos no mercado de seguro digital desde 2012, quando a Minuto Seguros recebeu sua primeira rodada de investimento e sempre fiquei empolgado com a possiblidade de criar uma plataforma completa que juntasse crédito e seguros. O Marcelo Blay é uma referência indiscutível no mercado de seguros e criou uma plataforma digital única que escalou por mais de 10 anos. Agora, no ecossistema da Creditas, a Minuto vai acelerar seu crescimento e mudar a vida de muitos brasileiros. E assim, realizamos nosso sonho de oferecer uma plataforma digital em que os clientes possam fazer tudo o que necessitam para o seu carro: comprar, vender, trocar, financiar, tomar crédito e fazer um seguro. Tudo em um só lugar.”, Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas.
“Estamos animadíssimos com essa junção de forças entre Creditas e Minuto Seguros. A motivação estratégica entre os modelos de negócios é muito óbvia e além de os posicionar como plataforma líder no segmento de Auto, abre uma série de avenidas de crescimento. Mas uma perspectiva ainda mais interessante para a gente que acompanha as duas empresas há tanto tempo, é a combinação das equipes. São dois times brilhantes, com valores muito parecidos, como a paixão pelo que fazem, know-how em seus segmentos, e o comprometimento com a construção de projetos de grande impacto, e ao mesmo tempo, uma complementaridade enorme quanto a experiência. Vai ser uma daquelas sacadas lindas, em que 1+1 dá 5!”, Anderson Thees, sócio-fundador da Redpoint eVentures