Não podemos desprezar e eliminar
informações históricas, estatísticas e cálculos atuariais
utilizados até os dias de hoje, mas precisamos sair do quadrado e
iniciarmos o quanto antes a preparação da precificação do seguro
conforme novas tendências e necessidades do mercado, principalmente
num país como o nosso que não possui a cultura do seguro e está
passando por uma transformação política e econômica-financeira.
Os produtos da indústria de seguros, como automóvel, vida e saúde,
devem levar em conta novas tecnologias, novos padrões de consumo,
novas personas, riscos e demais fatores diretos e indiretos.
Por que não considerar padrões reais e não médias ou não
precificação igual por cidade (CEP), uma vez que os sinistros, os
riscos e as fraudes ocorrem em locais específicos e podem
perfeitamente ser mapeados e agravados por determinados padrões?
Mudanças desse tipo tornariam a precificação mais justa, tornando
os produtos mais atrativos e acessíveis a um público que hoje não
contrata seguros.
Muito embora alguns aplicativos disponíveis, inclusive das
seguradoras, não sejam 100% confiáveis, o uso da telemetria, por
exemplo, seria uma forma inteligente de rastreamento,
resultando em dados mais precisos.
O Seguro de Automóvel não deve basear-se somente em perfil, sexo,
estado civil, idade do condutor, com ou sem filhos, CEP de pernoite
e etc, sem contar que o sexo feminino paga menos que o sexo
masculino, o que vai contra a Constituição Federal (ambos são
iguais perante a lei, e olha que não estou falando de gênero no
seguro do automóvel).
O Seguro Saúde deve contemplar gênero ao invés do sexo, e
flexibilizar a contratação de obstetrícia, uma vez que o plano
contratado pelo sexo masculino inclui cobertura maternidade no seu
custo.
O mesmo ocorre no Seguro de Vida, que contempla somente o sexo,
sendo que atualmente a cirurgia de mudança de sexo e consequente
consumo de hormônios, por exemplo, é uma realidade absoluta. A
flexibilização de contratação de cobertura de câncer de próstata,
útero e ovário, independentemente do sexo do segurado, tornaria
este tipo de seguro mais interessante.
Para ilustrar, façamos uma reflexão sobre Perfil ou Persona:
Imagine 2 homens, nascidos em 1948, casados 2 vezes, com 2 filhos
homens, milionários, ambos europeus, nascidos no Reino Unido, e
muito respeitados em suas profissões. Um é o Príncipe Charles e o
outro é nada mais nada menos que Ozzy Osbourne. Como ficaria o
seguro de automóvel desses senhores no Brasil?
Baseados nas constatações relatadas acima, com a adoção do critério
PERSONA na precificação do seguro, as seguradoras, têm a
oportunidade de analisar os seus produtos e precificar, conforme um
novo padrão de consumo e seus consumidores. Assim, os produtos se
tornam mais personalizados e customizados, aumentando a presença
das seguradoras no mercado tornando possível a ampliação da
participação de mais produtos no mercado nacional.
Com a alteração da precificação do seguro de Perfil para Persona,
os produtos da indústria de seguros podem ter como resultados
esperados:
1) Maior participação no mercado nos três ramos do seguro: Vida,
Saúde e Automóvel;
2) Produtos e atendimento mais personalizados e customizados;
3) Produtos mais FLEX;
4) Redução de fraudes e sinistros e menos judicialização;
5) Maior divulgação da Educação Securitária, Previdenciária,
Financeira e de Trânsito;
6) Maior utilização de novas tecnologias;
7) Mudanças de Paradigmas;
8) Eliminação e/ou redução da ação das cooperativas (associações de
proteção) no mercado e
9) Possivelmente drástica redução do uso de multicálculos,
principalmente no ramo automóvel.
Ao determinarem adequadamente seus grupos de Personas, as
seguradoras conseguirão identificar os desejos e as necessidades
e/ou dificuldades de seus diversos clientes, dando direção para a
precificação, garantindo as características e as funcionalidades
fundamentais para a nova parametrização dos seus seguros e seus
custos, através de coleta e análise de dados diferenciadas e
estruturadas. Ainda, poderão oferecer produtos mais convidativos a
seus clientes, melhorando os resultados para seu ramo de
negócios.