Plano de saúde regulamentado, plano odontológico, convênio de
assistência médica/odontológico, plano de saúde não regulamentado e
aparelho corretivo - ortopédico, auditivo, prótese, acessório –
foram os mais reclamados na área de saúde. Juntos, eles
correspondem a 83,56% das reclamações fundamentadas da
categoria.
No total, foram 1.600 reclamações na área de saúde em 2010, de
acordo com os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010,
feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor),
do Ministério da Justiça.
Os mais reclamados
Em primeiro lugar no ranking das reclamações fundamentadas pelos
consumidores no ano de 2010 na área da saúde, estão os planos de
saúde regulamentados, com 668 reclamações, o que representa 41,75%
do total da categoria. Foram atendidas 52,99% dessas reclamações e
47,01% ficaram sem solução.
Na segunda posição estão os planos odontológicos, com 289
reclamações, sendo que 29,17% delas foram atendidas e 40,83% ou 118
reclamações não foram atendidas.
Os convênios de assistência médica/odontológica ficaram na
terceira posição, com 12,06% do total de reclamações da área de
saúde. Do total, 141 foram atendidas e 52 ficaram sem resposta.
No quarto e quinto lugares ficaram os planos de saúde não
regulamentados e os aparelhos corretivos, com 7,31% e 4,38% de
reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 43 e 18 reclamações,
e 74 e 52 ficaram sem solução, nessa mesma ordem.
Problemas
Entre os problemas mais reclamados, outros problemas com contratos
de saúde (não cobertura, abrangência e reembolso) ficaram no topo,
com 257 reclamações. Do montante, 60,70% foram atendidas e 39,30%
ficaram sem solução.
Em seguida, o descumprimento das ofertas teve 230 reclamações no
período, com 130 casos resolvidos e 100 sem solução.
Na terceira posição, negativa de cobertura teve 185 reclamações,
sendo que 97 foram resolvidas e 88 não foram atendidas.
Na quarta e quinta posições, ficaram os problemas de reajuste e
os de rescisão/substituição/alteração de contrato, com um total de
11,06% e 7,81% de reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 62
e 76 reclamações, e 115 e 49 ficaram sem solução, nessa mesma
ordem.