Valores não estariam sendo repassados aos médicos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última sexta-feira (8) o reajuste anual dos planos de saúde. A ANS fixou em 7,69% o índice máximo de reajuste para os planos contratados a partir de janeiro de 1999, e esse valor irá atingir mais de 8 milhões de consumidores.
“A classe médica não tem seus devidos reajustes há mais de 10 anos, e nesse período as operadoras de saúde vem aumentando consideravelmente os valores de suas mensalidades. O aumento é imposto ao usuário, mas não implica em repasse aos médicos”, avalia o presidente da AMP, Dr. José Fernando Macedo.
O valor fixado pela agência é 1,14 pontos maior que a inflação desse período, que segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 6,55% no período de 12 meses, que vai de junho do ano passado a maio.
Todo ano os planos impõem o reajuste aos seus usuários e o desse ano está ainda maior. Em 2010, uma série de novos procedimentos foram inclusos no rol de atendimento dos planos e operadoras de saúde, colaborando para que as empresas pleiteassem um aumento maior.