Selecione seu Estado São Paulo
Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

APARECIDO M. ROCHA

Olimpíada com segurança e seguro

Fonte: Data: 05 agosto 2016 Nenhum comentário

A Olimpíada de 2016 que começa a partir de 5 de agosto na cidade o Rio de Janeiro é muito contestada, observada e criticada, mas também protegida por apólices de seguros, a propósito, por valores jamais vistos em eventos dessa natureza. São seguros contra praticamente todos os riscos a que o evento estará exposto, com destaque para os riscos de: terrorismo; epidemias de zika, dengue e chikungunya; acidentes com atletas, delegações e espectadores; cancelamentos de provas; transmissão; danos a terceiros e catástrofes naturais.

O evento ocorre em uma das cidades mais violentas do Brasil, em meio a uma grave crise politica e econômica no país. A maior preocupação é com o terrorismo internacional, que poderia levar à paralisação ou cancelamento dos jogos em decorrência de um atentado grave. Mas nesse aspecto, as equipes responsáveis pela inteligência e segurança estão muito bem preparadas para enfrentar ameaças e incidentes graves durante os jogos. O esquema de segurança contará com 85 mil profissionais da Força Nacional de Segurança e do Ministério da Defesa e milhares de profissionais vindo do exterior para proteger suas delegações e autoridades.

Desde a Olimpíada de Munique, nenhuma outra chamou a atenção para tanta preocupação com a possibilidade de atentados terroristas. A diferença é que os jogos do Rio além de estarem protegidos por um forte e especial esquema de segurança, também estão garantidos por apólices de seguros complexas e muito bem aperfeiçoadas ao evento.

A apólice de seguro contratada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com um grupo de seguradoras e resseguradoras possui cobertura de cerca de US$ 2 bilhões com proteção para os diversos riscos que possam comprometer os jogos olímpicos. O seguro é um recurso que dá tranquilidade para evitar perdas financeiras, mas se não for preciso usar será perfeito não só para a lucratividade das empresas de seguros, mas pela felicidade de não ter ocorrido nenhuma tragédia.

Toda Olimpíada gera muita expectativa, e a edição brasileira, mesmo com todos os problemas verificados na organização e os riscos de segurança, a sensação é que nada de grave irá acontecer. A prova mais importante que o Brasil irá participar é a “prova de fogo” que o país terá a oportunidade para mostrar ao mundo que é capaz de organizar um evento da magnitude de uma Olimpíada dentro da normalidade, assim como ocorreu na Copa do Mundo de Futebol em 2014, e a expectativa é que nesse quesito o país conquiste uma honrosa medalha de ouro.

APARECIDO M. ROCHA

É vice presidente do Clube Internacional de Seguros de Transportes - CIST www.blogdorochaseguros.wordpres.com

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil