O
deputado Giuseppe Vecci (PSDB/GO) apresentou requerimento
na Comissão de Viação e Transportes sugerindo
a realização de audiência pública da visando a debater a
ampliação da modalidade de seguro garantia para obras viárias de
grande vulto.
Para
tanto, ele propôs que o debate envolva atores relevantes para
o aprofundamento do tema, como a Confederação Nacional das
Seguradoras (CNSeg) e a Federação Nacional das
Empresas de Resseguros (Fenaber), sem prejuízo de outras
entidades serem convidadas pelos demais membros da comissão.
“O Seguro Garantia é uma modalidade de seguro que
garante
o fiel cumprimento do contrato, notadamente dos preços e
prazos ajustados para obras, serviços e fornecimentos de
grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos
financeiros consideráveis. A Lei de Licitações brasileira
prevê a utilização de seguro-garantia, o qual, em tese,
corresponderia ao performance bond norte
americano. Entrementes, na legislação nacional a garantia é
limitada a 5% do valor do contrato, limite esse que pode ser
elevado, excepcionalmente, até 10%”, argumentou o
parlamentar.
Ele
acrescentou que, em qualquer hipótese, contudo, a lei assegura ao
contratado o direito de optar entre as diversas modalidades de
garantia: caução, seguro-garantia ou fiança bancária. Tal
sistemática, entende o deputado, torna a garantia praticamente
inócua. “Em consequência, os contratos administrativos são
descumpridos com frequência, obras não são concluídas no prazo
previsto e o custo das mesmas extrapola enormemente o valor
inicialmente ajustado. Com tais atrasos e sobrepreços, o poder
público e a população sofrem enormes prejuízos”,
observa.