Roche,
Pfizer, Bayer, Sanofi-Aventis e Novartis lideram. Pesquisa da Dom
Strategy Partners analisa interação com diferentes
públicos
Avaliar a capacidade de gerar e proteger valor
não apenas para si, mas também para clientes, consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade. Esse é o objetivo do ranking
MVP Brasil (Mais Valor Produzido) para o setor farmacêutico, feito
pela Dom Strategy Partners, consultoria nacional focada em
estratégia corporativa, e divulgado esta semana.
São
listadas as cinco companhias do setor que mais produzem valor a
partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.
Estão na lista, na ordem, as empresas Roche, Pfizer, Bayer,
Sanofi-Aventis e Novartis, consideradas as que geram mais valor a
partir da interação com diferentes públicos.
Para
chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da
Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo,
Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes,
Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos,
Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy
Partners, o objetivo do estudo com as indústrias farmacêuticas é
entender “como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua
capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes
públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade,
imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor
competitivo.”
Para
a pesquisa, a consultoria utilizou a metodologia EVM (Enterprise
Value Management), que defende a tese de que o valor produzido
pelas empresas, tanto gerado como protegido, tangível ou
intangível, é agregado (ou destruído) e materializado
(quantificado) em função da percepção de valor apreendida pelos
stakeholders.
Assim, as farmacêuticas passaram por uma
avaliação de 0 a 10 em relação às suas performances nos ativos
tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de
geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o
resultado analítico consideram uma série de interações, pesquisas e
monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas
mais relevantes dos setores.
A
resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor
para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação
das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma
companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.