A
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a segunda
reunião do Grupo Técnico Permanente de Estudos da Metodologia do
Monitoramento da Garantia de Atendimento, nesta segunda-feira
(27/01), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu técnicos da Agência,
representantes do mercado de saúde suplementar e órgãos de defesa
do consumidor, como Proteste, Núcleo de Defesa do Consumidor
(Nudecon/Defensoria Pública) e Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon/Ministério da Justiça).
Na
reunião, aberta pelo diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral,
as operadoras de planos de saúde apresentaram proposta de ajustes
no modelo do monitoramento. As sugestões ainda serão analisadas
pela ANS e pelos órgãos de defesa do consumidor.
“A
discussão foi muito importante, pois trouxe ponderações dos atores
desse mercado, o que certamente vai subsidiar a melhoria contínua
do monitoramento de garantia de atendimento e, assim, contribuir na
busca do equilíbrio das relações entre beneficiários e operadoras”,
pondera a diretora adjunta de Fiscalização da ANS, Lenise
Secchin.
O
objetivo do Grupo Técnico é favorecer a troca de informações entre
a ANS e a sociedade sobre a metodologia do monitoramento. O
programa apresenta ciclos trimestrais. Nele, as operadoras são
avaliadas, entre outros fatores, pelas reclamações assistenciais
recebidas na Agência. Os planos de saúde com maior número de
demandas têm sua comercialização suspensa até o ciclo seguinte,
quando a rede assistencial da operadora é novamente avaliada.
Atualmente, 150 planos de 41 operadoras estão com a comercialização
suspensos.