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Cias Unimed Vitória implanta nova área

Fonte: Saúde web Data: 14 janeiro 2013 Nenhum comentário

Pensando em tornar a gestão cada vez mais profissional, a Unimed Vitória criou em 2010 a Assessoria de Gestão de Riscos Corporativos. A ideia de ter uma área de suporte à diretoria executiva da empresa surgiu após trabalho consolidado pela PwC, em consultoria realizada a pedido da Unimed Vitória.Hoje, os objetivos da gestão de riscos estão alinhados ao planejamento estratégico e divididos nas seguintes categorias: financeiros, operacionais, de imagem, estratégicos e atuariais.

No Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), o gerenciamento de Riscos Assistenciais funciona desde 2006. Segundo o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida, inicialmente, a área teve enfoque na adequação aos requisitos da Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A prova de que temos feito um trabalho relevante nessa área é o fato de obtermos o nível máximo, de excelência, na certificação tanto no Cias quanto na Unimed Diagnóstico, recurso próprio com foco na realização de exames”, avalia.

Em 2010, a cooperativa passou a usar como referência a norma ISO 31.000 no hospital e o próprio processo de adequação às diretrizes da norma permitiu uma nova alavancada na área, de acordo com Almeida.

Boa aceitação

Como a equipe atua no suporte à Governança Corporativa, a implantação da nova área foi uma consequência natural, um caminho considerado importante para a maturidade na gestão da cooperativa. Os riscos internos têm sido mapeados há dois anos e, até 2014, os demais serão rastreados. Nessa perspectiva, todos os eventos que apresentam alguma possibilidade de ameaça às metas da cooperativa estão sendo mitigados, por meio de planos de resposta e auditorias internas.“Temos conseguido ver o quanto esse princípio está começando a integrar a cultura da organização. Com o engajamento dos gestores, em palestras, treinamentos e na participação contínua dos líderes no projeto em cada área, as equipes estão cientes de que a gestão de risco reduz retrabalho e falhas, trazendo resultados com mais segurança e qualidade”, considera Almeida.

Gestão compartilhada

A Unimed Vitória tem caminhado para uma governança corporativa mais plena, o que está permitindo aos gestores ver o planejamento estratégico gerando bons resultados e até delineando uma nova forma de atuar no mercado.
Almeida aposta na transparência como base da governança corporativa do hospital. “Somos uma cooperativa e temos por princípio a gestão compartilhada, aberta à participação dos cooperados. Buscamos uma comunicação eficaz com os públicos internos e externos, pois estamos cientes de que isso só reforça a imagem sólida e de credibilidade que conquistamos e mantivemos nesses 32 anos.”

O executivo ressalta a criação do Gestão à Vista, ferramenta disponível no Portal Médico que permite aos cooperados, a cada três meses, ter acesso aos demonstrativos financeiros da cooperativa, nos moldes das empresas de capital aberto. Já em relação ao público externo, é publicado o Relatório de Sustentabilidade nos moldes da metodologia Global Reporting Initiative (GRI), com informações detalhadas sobre a forma como a Unimed Vitória se comporta no mercado.

Crescimento sustentável

Criar o Cias, há nove anos, foi uma iniciativa já pensada no sentido da sustentabilidade da cooperativa, de acordo com o executivo. A perspectiva era ter um espaço aberto para a utilização dos médicos cooperados e garantir, na rede própria, a possibilidade de administrar e acompanhar de perto as estruturas de atendimento da rede credenciada.
“A visão de futuro que temos para os recursos próprios, de modo geral, inclui os pilares crescimento e sustentabilidade, tendo como objetivo que todas as unidades sejam referências nacionais nas suas áreas de atuação. E, apesar da pouca idade das nossas unidades de atendimento, temos alcançado esse objetivo.”Uma iniciativa recente foi a criação do Centro de Distribuição para materiais e medicamentos. O local é responsável por comprar os produtos para toda a rede própria, que além do Cias, inclui outros nove pontos de atendimento.
Com o projeto, Almeida confirma a ampliação do poder de negociação da cooperativa com empresas e a possibilidade de ampliação do estoque, melhorias em termos de logística e de redução de custos. “Isso sem considerar que ter um estoque ampliado permite que os recursos próprios atravessem com certa tranquilidade uma eventual paralisação no fornecimento de medicações, como a que ocorreu com a greve da Anvisa, conta.

“Nos últimos anos, percebemos no Brasil e em vários países um forte aumento da demanda nas emergências. Pesquisas mostram que, na maioria das vezes, as pessoas recorrem aos hospitais motivadas por questões como o desejo de conseguir atendimento e alívio rápidos, a inexistência de um médico de sua confiança e a dificuldade de marcar uma consulta imediata com um determinado especialista. Esse processo prejudica o público, gerando demora no atendimento aos casos que, de fato, são urgentes até mesmo em hospitais como o Cias, que já utilizam a chamada metodologia de Classificação de Risco nas emergências”, sequencia.
Em alerta a essa situação, a Unimed Vitória realizou uma campanha em parceria com outros hospitais para a conscientização das pessoas sobre a utilização correta do pronto-socorro.
Ainda nesse sentido, Almeida diz repensar o perfil do atendimento ao cliente na cooperativa em geral, dentro e fora do hospital. “Nosso objetivo é, com um projeto que está em formulação, permitir que o cliente tenha um histórico de atendimento com um médico assistente e possa receber cuidado integral por parte desse profissional. Além disso, temos ampliado nossa rede própria para consultas eletivas, abrindo novos espaços de atendimento para os cooperados e permitindo que os pacientes tenham acesso a consultas médicas com especialistas de maneira mais ágil.”

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