A partir do próximo levantamento, serão analisadas
também críticas relacionadas às demais negativas de atendimento
apresentadas pelas operadoras
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta
última quinta-feira (10/01) que vai ampliar os critérios para
monitoramento dos serviços prestados por operadoras de planos de
saúde.
Até o momento, apenas reclamações referentes ao descumprimento
dos prazos máximos fixados para marcação de consulta, exames e
cirurgias eram levadas em consideração. A partir do próximo
levantamento, serão analisadas também críticas relacionadas às
demais negativas de atendimento apresentadas pelas operadoras, como
casos em que a empresa alega que o período de carência não foi
cumprido, quando, na verdade, o prazo já acabou.
O diretor-presidente da ANS, André Longo, lembrou que 40% das
reclamações feitas por usuários de planos de saúde se referem ao
descumprimento dos prazos máximos para atendimento e, por essa
razão, esse quesito terá peso maior na decisão de suspender ou não
a operadora ou o plano.
“A expectativa é poder garantir mais efetividade para a norma, no
sentido de garantir aquilo que foi contratado pelo consumidor”,
explicou.
O primeiro ciclo de monitoramento, feito pela agência entre
dezembro de 2011 e março de 2012, registrou 2.981 reclamações, mas
nenhum plano foi suspenso na época. O segundo ciclo, realizado
entre março e junho de 2012, registrou 4.682 reclamações e levou à
suspensão de 268 planos suspensos. O terceiro ciclo, entre junho e
setembro de 2012, registrou 10.144 reclamações, com 301 planos
suspensos. Por fim, o quarto ciclo, divulgado hoje, registrou
13.600 reclamações e 225 planos suspensos.