A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu
portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações
e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos
beneficiários. "Com o Espaço da Qualidade estamos dando ao cidadão
mais uma ferramenta de transparência, facilitando o acesso à
informação na hora de escolher ou mudar de plano",
Também foi apresentado o Índice de Desenvolvimento da Saúde
Suplementar (IDSS), componente do Programa de Qualificação da Saúde
Suplementar. O IDSS avalia as operadoras em quatro dimensões:
assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e
satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às
normas estabelecidas pela ANS.
O IDSS traz pontuações que vão de 0 a 1, em que zero é o pior
resultado. No Espaço da Qualidade, o cidadão pode obter informações
de como sua operadora está posicionada em relação às pontuações ou
até usar o IDSS como critério para escolher o plano de saúde.
O Espaço da Qualidade reúne ainda informações como Índice de
Reclamações, Programas de Qualificação das Operadoras, IDSS,
Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, a lista dos
planos com comercialização suspensa pela ANS e Programa de
Acreditação de Operadoras, segundo a ANS.
Avaliação mais recente da ANS dá conta de que, no ano passado,
60% das operadoras de saúde médico hospitalar e odontológicas
ficaram entre as duas melhores faixas do IDSS. A avaliação englobou
1.239 operadoras, das quais 735 tiveram as melhores notas e reúnem
45.735.930 beneficiários. O resultado de 2011 superou, com folgas,
o do levantamento de 2010, quando 482 operadoras (31% entre 1.517
pesquisadas) ficaram nesse patamar de qualidade.
Em contrapartida, o número de operadoras com menores notas( de 0
a 0,1) teve forte queda, de 383, em 2110, para 54, no ano passado.
Nesse grupo, as operadoras contam com 474.056 beneficiários.
O IDSS é um resumo sintético do Programa de Qualificação da
Saúde Suplementar responsável pela avaliação das operadoras. Para
entender melhor, o cuidado à saúde daqueles que contratam planos de
saúde é feito por meio do Índice de Desempenho da Atenção Saúde.
Quanto à gestão, se foi eficiente e equilibrada em relação à
receita e despesa é feito pelo Índice de Desempenho
Econômico-Financeiro; E o Índice de Desempenho de Estrutura e
Operação indica a estrutura necessária à prestação de serviço.
Quanto à aceitação e aprovação dos serviços prestados por parte
dos beneficiários, por meio do Índice de Desempenho da Satisfação
dos Beneficiários. Quarenta por cento do valor do IDSS é dado pelo
desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% a
Econômico-financeiro; 20% a Estrutura e Operação e 20% a Satisfação
dos Beneficiários. Esses índices são calculados com base nos dados
extraídos dos sistemas de informações da ANS, cujo envio é feito
pelas operadoras ou coletados pela Agência nos sistemas nacionais
de informações em saúde.