Rótulos de produtos com estévia induziam o consumidor a
pensar que se tratava de um item 100% natural
As fabricantes de adoçantes Gold e Stevia Brasil foram multadas,
juntas, em R$325 mil pelo Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC) por propaganda enganosa
e ausência de informações adequadas sobre a composição de produtos
nas embalagens.
Segundo a decisão, os rótulos dos adoçantes Doce Menor Stevia
Mix, da Gold, e Stevip, da Stevia Brasil, induziam o consumidor a
pensar que estava adquirindo um produto à base do adoçante natural
Stevia (nome comercial do edulcorante de steviosídeo), mas a
quantidade da substância no produto era mínima.
Na prática, o sabor do adoçante era dado pelas substâncias
artificiais sacarina e ciclamato de sódio.
Para o diretor do DPDC, Amaury Oliva, as empresas violaram o
direito à informação. "Os rótulos já foram trocados e os produtos
continuam em circulação", afirma.
A Gold vai pagar R$200 mil e a Stevia Brasil, R$125 mil. Cabe
recurso à decisão.
O diretor comercial da Stevia Brasil, Flávio Silva, alega que
não houve má fé e que todos os produtos da empresa têm fórmula
registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa).
Procurada, a Gold não atendeu às ligações do Estado.
Segundo a nutricionista Julianna Shibao, a troca da estévia
pelos adoçantes artificiais não causa prejuízo nutricional, pois as
substâncias são permitidas pela legislação. "O apelo em relação à
estévia é que ela sai de uma planta, ao contrário dos adoçantes
artificiais."