O mercado de produtos, materiais e
equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no
primeiro semestre, registrando ainda 8,5% de aumento nas
vendas
Em período no qual a produção
industrial brasileira acumulou perdas, o mercado de produtos,
materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico
cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual
período de 2011. No acumulado do ano, considerados os meses de
julho de 2011 a junho deste ano, o crescimento do setor foi de
3,8%. Já as vendas de produtos farmacêuticos cresceram 8,5% na
comparação com o mesmo período de 2011 e 8,7% nos 12 meses
analisados.
Segundo o presidente-executivo da
ABIMED, Carlos Goulart, embora o desempenho tenha ficado aquém dos
anos anteriores (o setor cresceu 11% no ano passado), o mercado de
produtos para a saúde continua crescendo acima da média dos outros
setores da economia e ainda tem potencial para se expandir.
“Aumento da longevidade da
população, estabilidade econômica, ascensão da classe C, maior
conscientização em relação à prevenção e qualidade de vida e o fato
de a maioria da população se enquadrar hoje na faixa economicamente
ativa são fatores que criam maior demanda por serviços médicos e
impulsionam o setor”, explica Goulart.
Empregos
O mercado de produtos para a saúde
gerou 8,2 mil novos postos de trabalho entre janeiro e junho deste
ano – 8% a mais do que no segundo semestre de 2011 e 6,1% acima do
total registrado no primeiro. A maior oferta de vagas ocorreu no
comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso
odontológico, médico e hospitalar: 10,4% do total no primeiro
semestre e 14,6% nos 12 meses analisados.
Balança comercial
Entre janeiro e junho deste ano, as
importações de materiais, produtos e equipamentos para a saúde
totalizaram U$ 4 bilhões e cresceram 12% na comparação com o mesmo
período de 2011. Já as exportações acumularam um total de U$ 676
milhões – crescimento de 10% .
“O aumento de exportações é o
caminho para reduzir o déficit da balança comercial e estimular o
crescimento do setor. O Brasil reúne todas as condições para se
consolidar como plataforma regional e internacional de exportações.
Possui mercado interno vigoroso, potencial para ampliar sua
capacitação técnica e reconhecimento internacional na área
regulatória”, analisa Goulart.
Os dados fazem parte do balanço de
desempenho do setor realizado pela consultoria econômica
Websetorial para a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de
Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos
Médico-Hospitalares.