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Fonte: Segs Data: 08 junho 2010 Nenhum comentário
"Construa uma boa história com as pessoas", afirma a consultora, que diz ainda que o networking não é bem compreendido

Construa uma boa história com as pessoas. Essa é a melhor receita para gerar boas memórias sobre você”. A afirmação é da consultora de Gestão de Carreiras da Right Management, Carmem Velloso, sobre como se construir uma boa rede de contatos no mundo profissional, também chamada como networking.

De acordo com ela, o termo é bastante utilizado, mas nem sempre é bem compreendido pelos profissionais. Isso porque muitas pessoas se limitam à troca de informações com as demais, sem pensar em manter um relacionamento, ou em cultivar o networking. Além disso, só lembram da rede na hora de procurar uma nova recolocação e não enquanto estão empregados.

“Converse, troque ideias, se apresente, explique os seus objetivos e tenha certeza que a pessoa que está recebendo as informações compreendeu seus objetivos e a sua atuação profissional”, explicou a consultora.

Contato virtual x pessoal

Carmem afirmou que, com a correria, os profissionais acabam por recorrer apenas aos contatos virtuais, mas que é preciso realizar pessoais. “Usar a tecnologia e a disseminação das redes sociais é importante, sem dúvida, mas o contato presencial continua sendo a melhor maneira de aplicar o networking. Reserve um horário para rever aquela pessoa que não encontra há algum tempo”.

Confira, abaixo, algumas dicas de Carmem para a construção de um networking adequado

1. Estabeleça um assunto em comum;
2. Torne-se uma pessoa interessante, estando bem informada;
3. Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
4. Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
5. Conduza as conversas;
6. Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação corretamente;
7. Certifique-se de que a pessoa entendeu suas intenções;
8. Seja você mesmo;
9. Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
10. Em contatos por telefone, pergunte a disponibilidade do ouvinte naquele momento. Caso esteja ocupado, ligue novamente, já que existem pessoas que esquecem de retornar as chamadas;
11. Esteja sempre pronto para ajudar;
12. Mantenha o canal aberto para novos contatos;
13. No caso da busca de recolocação, tenha controle das pessoas com quem conversou, quando e o que foi dito;
14. Cuide da história que você está construindo.
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