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ANS analisa suspensão de 40 operadoras de planos de saúde

Fonte: Terra Data: 03 julho 2012 9 comentários
A Agência Nacional de Saúde (ANS) analisa a suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde por não apresentarem as garantias de atendimento estabelecidas pela resolução normativa 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011, segundo dados divulgados pela ANS nesta terça-feira.
Segundo a ANS, entre 19 de março e 18 de junho deste ano, foram feitas 4.682 reclamações por beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos. Das 1.016 operadoras de serviços de saúde no País, 162 receberam pelo menos uma queixa. Entre as 370 operadoras odontológicas, apenas duas receberam queixas.
De acordo com a ANS, as operadoras que não cumprem a resolução podem receber multas de R$ 80 mil ou R$ 100 mil, para situações de urgência ou emergência, respectivamente. Além disso, as empresas podem sofrer medidas administrativas como a suspensão da comercialização total ou de parte de seus serviços.
Segundo o comunicado, assim que as medidas contra as 40 operadoras forem efetivadas elas serão informadas, e em seguida, será divulgado o nome delas. O beneficiário que quiser denunciar sua operadora deve ter em mãos o número do protocolo e fazer a reclamação por meio do disque ANS (0800-701-9656) ou pelo site www.ans.gov.br.

Entenda
Desde dezembro de 2011, as operadoras de planos de saúde devem cumprir prazos de atendimento aos consumidores definidos pela ANS, que vão até 21 dias de espera, conforme o procedimento médico necessário.

Com as novas regras, os beneficiários não poderão esperar mais que sete dias úteis por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Para as outras especialidades, o prazo de espera será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas o prazo de espera terá que ser garantido pelas operadoras em até dez dias. Os prazos estabelecidos são contados a partir da data da demanda pelo serviço ou procedimento até a sua efetiva realização.

Confira os prazos máximos de cada especialidade:
1. Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia): em até sete dias úteis;
2. Consulta nas demais especialidades médicas: em até 14 dias úteis;
3. Consulta/sessão com fonoaudiólogo: em até dez dias úteis;
4. Consulta/sessão com nutricionista: em até dez dias úteis;
5. Consulta/sessão com psicólogo: em até dez dias úteis;
6. Consulta/sessão com terapeuta ocupacional: em até dez dias úteis;
7. Consulta/sessão com fisioterapeuta: em até dez dias úteis;
8. Consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista: em até sete dias úteis;
9. Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: em até três dias úteis;
10. Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: em até dez dias úteis;
11. Procedimentos de alta complexidade - PAC: em até 21 dias úteis;
12. Atendimento em regime de hospital-dia: em até dez dias úteis;
13. Atendimento em regime de internação eletiva: em até 21 dias úteis.

Portal Multicalculo

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Veja abaixo os comentários de outros usuários.


"Até que enfim a ANS tomou uma resolução, as reclamações dos clientes para com os Corretores eram diárias quanto a demora de atendimento.Agora ficou melhor para comercializar Planos e Saúde."

Maria Trindade Resende, às 13/07/2012 13:07


"Isso é só aponta do iceberg de problemas que o setor da saúde começou a enfrentar. O país irá pagar o preço de não ter investido em profissionais em saúde. Os governantes que passaram pelo poder nos últimos 20 anos tiveram tempo de fazer a lição de casa e não fizeram. Agora virão os problemas. A presidenta Dilma terá que mobilizar seu ministério e fazer alguma coisa. Uma sugestão seria subsidiar a conta para a melhoria no atendimento da saúde privada. A regulamentação de produtos das operadoras é fraca e a ANS não consegue vetar a introdução de produtos maqueados pelas operadoras quando precisam de um reajuste maior em seus preços. Se o governo não for mais enérgico com o setor a bagunça irá continuar. Hoje um bom seguro saúde tornou-se objeto de desejo para muitos e realidade para poucos. Vale resaltar que menos de um quarto da população do país tem plano de saúde e entre esses a maioria tem planos que tem dado mais dor de cabeça que um atendimento de qualidade razoável. Por isso houve a necessidade da intervenção da ANS. Este setor está travado. Grandes investidores vieram para o Brasil com a intenção de só ganhar dinheiro no setor da saúde, estão criando um monopólio e o governo federal nada faz. É hospital de pequeno e médio porte fechando, corretores já há muito tempo na profissão mudando de atividade, corretoras e plataformas fechando e Goveno inerte a essa situação. A ganância destes grupos mais fortes levou as operadoras a fazer uma dissecação nas comissões e agenciamento não deixando margem para propaganda e divulagação dos seus produtos através do bem mais precioso que elas tem que é o corretor de seguros. Muita coisa precisa mudar. A lei 9656 já deu uma nova cara a bagunça que havia anteriormente, mas, ainda a muito o que mudar. Um abraço a todos. José Mesquita"

JOSÉ SOARES DE MESQUITA, às 11/07/2012 01:07


"Sou vendedor e meus clientes tem reclamado muito, não vou dar nome aos bois para não sofrer represaria, o sistema é uma tartaruga isto é, principalmente as empresas pequenas."

Rubens borges, às 10/07/2012 16:07


"Até que enfim a ANS parece que está fazendo alguma coisa, na verdade só acredito vendo. Meu Plano de saude Medical Health quase o2 meses para conseguir uma consulta; qdo ligo a agenda nunca está aberta, via abrir daqui 30 dias e os telefones que constam no orientador estão incorretos. Não se consegue falar com ninguém. Ligo na operadora e ela diz que o telefone está correto, vou pessoalmente ao consultório e eles informam não ser este o telefone. É uma das operadoras que deve ser sériamente investigada. No Centro Clínico Santo Angelo eles marcam consulta para todos no mesmo horário, as pessoas passam o dia aguardando e mais em pé pois não tem lugar para todos sentarem. UM ABSURDO. A operadora informa que o contrato foi firmado assim. Pior que o SUS porque lá tem lugar para sentar. e não pagamos nada."

Angela Maria Westphal, às 05/07/2012 10:07


"Gostaria muito de saber qual os planos que vão ser suspensor"

Eduardo Lestayo, às 05/07/2012 04:07


"sim ea amil-ma´naõ paga bem"

VANDERLEY JOSE GUEDES, às 05/07/2012 00:07


"MULTI-CÁLCULO VOCÊ É A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NA VIDA DO CORRETOR. ALBERTO BARROS"

ALBERTO BARROS, às 04/07/2012 22:07


"quando isso ? "

Amanda Morely , às 04/07/2012 16:07


"FALTOU O MAIS IMPORTANTE, NOME DAS OPERADORAS, PARA QUE O USUÁRIO SAIBA, QUAIS ESTÃO DESOBEDECENDO AS REGRAS DA ANS."

wilson Roberto Maciel, às 04/07/2012 10:07

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