São elas Lana Carvalho (Diretora Executiva da Ômer Corretora e VivaVida), Maria Beatriz Negrini (Presidente do Grupo Negrini), Maria Helena Monteiro (Diretora de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros) e Solange Beatriz Palheiro Mendes (Presidente da FenaSaúde).
“Nós, mulheres, estamos assumindo cargos de liderança em diversas áreas. No mercado de seguros, também mostramos cada vez mais nossa capacidade intelectual e produtiva, comprovadamente trazendo resultados”, diz a integrante da Comissão e assessora da presidência do CVG-RJ, Sonia Marra.
“A mulher contribuiu muito para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade e sempre foi pouco valorizada na história, o que sempre causou indignação, fazendo com que lutassem por seus direitos”, relembra. Ela afirma que muitos direitos no âmbito trabalhista já foram conquistados, mas a luta por reconhecimento e igualdade continua.
A discriminação e a diferença salarial são, para ela, pontos que ainda precisam ser superados. “A remuneração feminina em uma seguradora fica em torno de 72% da masculina, mesmo com igualdade no nível de escolaridade”, pontua.
Sonia cita o 2º Estudo sobre as Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, realizado pela Escola Nacional de Seguros, para ilustrar também a desigualdade de oportunidades: a possibilidade de um homem se tornar executivo de uma seguradora é quase 3,5 vezes maior que a de uma mulher. Uma das convidadas do evento da próxima quinta-feira é a diretora de ensino técnico da instituição, Maria Helena Monteiro, que participou ativamente da divulgação da pesquisa.
O objetivo do encontro é, justamente, inspirar e motivas as profissionais do setor a mudarem esse cenário. “Vamos refletir sobre a importância da participação feminina nos debates e na evolução do mercado”, conclui Sonia.
As inscrições são gratuitas e pode ser feitas pelo site: www.mulheresdomercadosegurador.com.br. O evento será no auditório da Escola Nacional de Seguros, no Centro do Rio.