E quem diz são os executivos das
seguradoras, operadoras e prestadoras de serviços
Por Karin Fuchs
Na indústria de seguros há mais de 104
mil corretores ativos cadastrados na Fenacor, pessoas físicas e
jurídicas, um batalhão que forma o principal canal de distribuição
de seguros no Brasil, os grandes parceiros das seguradoras, um
braço para manter e alavancar novos negócios. O corretor também é a
figura principal para a retomada do crescimento do setor, na visão
dos executivos do mercado.
“A AIG sempre enxergou o corretor de
seguros como uma parte fundamental em sua operação, tanto em
momentos de crescimento mais acelerado como em períodos de baixa
atividade macroeconômica no país. Trabalhamos com corretores de
todos os portes e perfis, sempre promovendo ações de parceria, o
que nos permite melhorar continuamente esse relacionamento”, diz
Fabio Cabral, diretor comercial da AIG Brasil.
Segundo ele, “o corretor de seguros é
um empresário e a AIG atua para apoiar o desenvolvimento de seus
negócios e vice-versa. Isso, naturalmente, alavanca todo o setor de
seguros. Diariamente, os profissionais da AIG se relacionam com os
corretores para ouvir deles novas tendências e onde podemos
melhorar. E temos observado que eles têm demonstrado cada vez mais
interesse em aprender sobre determinados produtos ou serviços”.
Na Sompo Seguros, o diretor comercial,
Fernando Grossi, comenta que “a companhia é reconhecida por sua
política de portas abertas e, portanto, a parceria com o corretor
de seguros é há muito tempo o item balizador de nossa atuação. Toda
nossa estratégia sempre é pensada para fortalecer cada vez mais
essa parceria”, enfatiza. Matias Ávila, SulAmérica
Ele destaca que a companhia ampliou
substancialmente o portfólio de produtos, e que o cross selling
ajuda muito o corretor a alcançar mais ganhos com menos custos.
“Isso contribui com a fidelização da carteira, além de gerar
economia de tempo e de custos com deslocamentos, reuniões e outros
custos administrativos. Além disso, estamos investindo bastante em
novos recursos tecnológicos para tornar o dia a dia do corretor
mais ágil”, acrescenta.
Matias Ávila, vice-presidente
comercial da SulAmérica, também fala sobre o cross selling. “Cada
vez mais, os nossos itens e serviços são formatados com a
colaboração do corretor, assim, elevamos a assertividade na oferta
dos produtos e a nossa presença no segmento. E percebemos que a
modernização contínua de processos e o cross selling são grandes
oportunidades. A partir da diversidade de nossa carteira, podemos
propor soluções completas de proteção ao segurado”, valida.
Além disso, ele conta que “o plano de
desenvolvimento de mercado da companhia conta com o corretor no
centro da estratégia dos negócios. Por estar na linha de frente, em
contato direto com o cliente, ele captura as tendências nos
auxiliando a encontrar as melhores soluções. E no aspecto de
reconhecimento, podemos citar o aprimoramento do nosso Programa de
Reconhecimento ao Corretor, o PRA Corretor. E a nossa principal
campanha de vendas, denominada PRA Super Campeões”, afirma. Gustavo
Rey de Carvalho, Chubb
Gustavo Carvalho, diretor comercial –
agency da Chubb, conta que nos últimos 12 meses, a companhia
ampliou de forma expressiva o número de corretores atendidos.
“Fizemos isso porque acreditamos que essa parceria será chave para
cumprirmos uma importante meta nesse período de retomada da
economia: levar às pequenas e médias empresas o mesmo know-how que
nos consagrou entre as grandes organizações”, informa.
Para cumprir esse objetivo, Carvalho
diz que, entre outras medidas, a Chubb realizou investimentos
significativos em seu Portal do Corretor. “Para que os parceiros se
sirvam da melhor tecnologia do momento para cotar, comercializar e
administrar seguros de forma totalmente online. E nos últimos
meses, agregamos oito novas linhas de seguros a esse portal e
iremos realizar outros lançamentos ao longo deste ano”,
antecipa.
Estratégicos
Na opinião do diretor geral da Rede
Mapfre do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Raphael De
Luca, o país vive um momento desafiador que exige criatividade e
esforços de todo o setor. Como seguradora, o grupo entende que
oferecer apoio ao corretor, escutar as suas necessidades e garantir
o alto padrão de qualidade no atendimento ao cliente, é a
estratégia para manter a liderança e seguir crescendo ao longo dos
anos”, diz. Rivaldo Leite, Porto Seguro
Para ele, “o corretor sempre foi pilar
fundamental da nossa operação. Por deter amplo conhecimento do
mercado e ser quem lida com o cliente, o corretor foi um agente
poderoso no desenvolvimento do mercado segurador ao longo dos anos.
E nós temos o impulsionado a ampliar os horizontes, aumentando as
ofertas para os atuais clientes e ingressando em novos segmentos. O
upsselling e o cross selling são estratégias eficazes que criam
demandas no nosso público”, defende.
Rivaldo Leite, diretor geral da Porto
Seguro, expõe que é impossível pensar em retomada do setor sem a
parceria dos corretores.
“A nossa expectativa, que tem sido
alcançada, é que o corretor de seguros desperte cada vez mais o
interesse para outros segmentos. Percebemos o quanto o consumidor
adquire outros produtos, como consórcio e previdência, e por isso
pretendemos motivar e treinar os corretores para que ofertem mais
esses produtos”, adianta.
Em sua opinião, a principal
oportunidade para os corretores de seguros é a diversificação dos
produtos na sua carteira. “O corretor ainda novo, que não tem a
carteira de clientes formada, precisa ir atrás de clientes novos.
Já os mais consolidados devem focar na sua carteira de clientes
ofertando outros produtos”, orienta.
Diretor do Grupo Bradesco Seguros,
Leonardo Freitas faz uma análise: “o mercado está mais maduro,
evoluiu e continuará a avançar por força da cultura de seguro que
está cada vez mais presente na sociedade brasileira. Por ser uma
interface tanto da seguradora quanto do cliente, o corretor é peça
fundamental. Para o Grupo Bradesco Seguros, o trabalho do corretor
é muito importante para difundir a cultura do seguro”, salienta.
Leonardo Freitas, Grupo Bradesco Seguros
Segundo ele, “o mercado segurador
segue favorecido pela baixa penetração na maioria dos setores e
pelas tendências sociais e demográficas, como a longevidade. As
oportunidades são muitas e, nesse contexto, a nova campanha da
Bradesco Seguros, “Com Você. Sempre”, contribui de forma muito
positiva no nosso esforço de disseminar a cultura do seguro e
ampliar a abrangência do mercado segurador na sociedade
brasileira”.
Na opinião de Luciana Natividade Motta
de Sousa, diretora comercial da Fator Seguradora, “no momento em
que muitas empresas optam pela redução de seu pacote de seguros
para enfrentamento da crise econômica, o corretor de seguros é
figura fundamental para indicar qual melhor maneira de atingir esta
redução de custos sem perder a proteção necessária contra eventos
que podem colocar em risco a continuidade da empresa”, afirma.
“O mercado está mais maduro, evoluiu e
continuará a avançar por força da cultura de seguro que está cada
vez mais presente na sociedade brasileira. Por ser uma interface
tanto da seguradora quanto do cliente, o corretor é peça
fundamental”
De acordo com ela, “os corretores de
seguro são importantíssimos, pois são nossos porta-vozes junto aos
clientes. Nesta perspectiva, eles têm papel preponderante na
retomada do setor”, diz, comentando sobre as principais demandas
atuais: “o Seguro Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Patrimoniais e
D&O. E aumentou o interesse dos corretores na linha de
Responsabilidade Civil Profissional, além das atividades clássicas
que mais procuram E&O”.
Diferenciação
Na Ameplan Saúde, o diretor Comercial,
Laureci Zeviani, analisa que a parceria com os corretores tem
melhorado e aumentado paulatinamente. “À medida que aqueles
corretores que já são parceiros de negócios vão multiplicando para
o mercado os valores e vantagens de uma operação, muito adequada
para oferecer aos seus clientes que buscam reduzir despesas sem
perder a qualidade do serviço”, valida.
Nesse cenário, diz ele: “nós só
precisamos de uma oportunidade com os corretores de saúde para
entrarmos definitivamente em suas pastas e só sairmos de lá com
carimbo e assinatura de um novo contratante. E a crise econômica
tem sido uma grande oportunidade para a Ameplan Saúde, à medida que
ela impõe novas alternativas pouco ortodoxas para todos os agentes
que se permitem buscar todas as possibilidades disponíveis, sem
vínculos com marketing ou grifes”. Laureci Zeviani, Ameplan
Na Essor Seguros, o caminho é a
diferenciação. “Após a redução no ritmo, o setor de seguros
demonstra que deve retomar o crescimento nesse ano, apesar das
incertezas ainda existentes na economia. Como o mercado brasileiro
possui uma grande concentração em alguns produtos, a Essor busca se
diferenciar, focando em nichos e não na pulverização nos principais
ramos conhecidos pelo mercado”, diz o diretor técnico
auto/transporte, Marcio Feital.
Estratégia que torna o corretor ainda
mais importante. “É ele quem melhor conhece o cliente e suas
necessidades, e é quem vai orientá-lo na procura por soluções e na
escolha dos produtos e coberturas. Na Essor, buscamos a inovação em
nossos seguros, garantindo segurança e credibilidade, e valorizamos
os corretores como grandes parceiros, fundamentais para o sucesso
do negócio, construindo com estes uma relação de confiança”,
diz.
Eduardo Borges, diretor comercial da
Autoglass, também enaltece a figura do corretor. “Ele tem uma
importância enorme em nosso negócio, ele é decisivo no momento da
venda e fundamental no momento dos sinistros. Nós valorizamos muito
essa parceria e trabalhamos fortemente na manutenção dela. Os
corretores podem contribuir para a retomada do mercado de seguros
atuando cada vez mais com a venda consultiva”, orienta. Luciana
Natividade, Fator Seguradora
E isso, de acordo com ele, se dá a
partir da identificação das necessidades dos segurados, ofertando
produtos alinhados a elas. “Esse será o caminho para retomarmos o
crescimento”, enfatiza. “E nós estamos contribuindo para isso na
Autoglass, disponibilizando produtos juntamente às seguradoras para
todos os perfis de segurados, desde os que buscam um produto básico
com qualidade até para quem procura um produto de cobertura ampla”,
revela.
Na Ituran, o gerente comercial, Paulo
Ramos, conta que a companhia disponibiliza ao corretor de seguros
uma solução alternativa ao seguro compreensivo, um plano de roubo
ou furto com assistência 24h e parcelamento do prêmio em 12 vezes
sem juros, mantendo o veículo do cliente protegido.
“A principal demanda é para atender
aqueles clientes que não têm acesso ao seguro compreensivo devido
aos altos custos dos prêmios”, comenta.
Já as principais oportunidades,
vislumbra Ramos, “são os nichos de mercado que são expurgados pelas
seguradoras, como veículos seminovos e usados, veículos com isenção
fiscal para táxis, portadores de deficiência física, produtores
rurais, veículos modificados, blindados, rebaixados desde que
devidamente legalizados pelos órgãos do trânsito”.
Mercados
Milca Pereira Zambrini, diretora
executiva da Alfa Seguradora diz que “mesmo considerando os
impactos de mudanças constantes macroeconômicas, como todo o setor,
a Alfa encontra espaço em segmentos e canais específicos, às vezes
pouco explorados na colocação de produtos estruturados e/ou
coberturas diferenciadas, moldadas ao público-alvo desse segmento,
em parceria com os corretores. Assim, conseguimos alcançar um mix
de produtos mais bem distribuídos e rentáveis”, comenta.
Ainda de acordo com ela, “está havendo
grandes mudanças comportamentais do consumidor e a Alfa, atenta a
isso, busca acompanhar ao máximo essa evolução, adaptando
rapidamente os produtos ao perfil do cliente, além da
acessibilidade destes, que cada vez mais interagem com os serviços
providos pela seguradora e corretores. Isso significa investimentos
nos serviços e distribuição, desburocratizando, reforçando o
atendimento com melhor alinhamento com o corretor, além da busca de
eficiência operacional”. Leonardo Semonovitch, Travalers
Presidente da Travelers no Brasil,
Leonardo Semenovitch também fala sobre oportunidades. “Nós
trabalhamos próximos a nossos corretores parceiros para identificar
oportunidades nos segmentos de PME’s e médio mercado, criando
produtos especializados para diferentes indústrias e oferecendo
soluções de seguros adaptadas às necessidades específicas de nossos
clientes”, informa.
Ele destaca que “para sermos
bem-sucedidos, precisamos de parcerias sólidas com corretores que
conheçam bem seus clientes e que estejam preparados para oferecer
as melhores soluções”. E acrescenta com as principais demandas.
“Nosso foco nas linhas de Riscos Patrimoniais, Riscos de
Engenharia, Linhas Financeiras e Responsabilidade Civil nos
permitiu perceber uma crescente demanda do mercado por esses
produtos. E para as pequenas empresas, percebemos a crescente
necessidade de produtos personalizados que atendam a nichos
específicos”, revela