Acostumada a crescer acima da
inflação, a indústria de seguros viu os resultados encolherem nos
últimos dois anos. No entanto, sinais positivos já começam a
aparecer. Um deles é a estimativa do Banco Central de que o
processo de recolocação das empresas deve começar no último
semestre. O índice de confiança do setor também mostra boas
perspectivas e atingiu, em janeiro deste ano, o maior nível desde
2014, quando o mercado estava em alta.
“Não há motivos para expectativas
ruins. Já batemos no fundo do poço e agora estamos em um momento de
retomada lenta”, disse o presidente da Tokio Marine, José Adalberto
Ferrara, durante almoço realizado pelo Clube dos Corretores de
Seguros de São Paulo (CCS-SP) na última terça-feira (14).
Mesmo quando a economia não vai bem,
novas oportunidades se abrem para o corretor. Além da carteira de
automóvel, que busca alcançar os mais de 36 milhões de veículos que
circulam sem seguro, vale um olhar mais atento para as carteiras
residencial e empresarial, considerando que mais de 58 milhões de
casas estão desprotegidas e mais de três milhões de pequenas e
médias empresas não possuem cobertura de riscos patrimoniais. O
seguro de pessoas individual é outro caminho para se alavancar os
negócios.
Novos canais de distribuição
É necessário pensar de forma diferente
para que o mercado securitário cresça e nisso os corretores exercem
papel fundamental. Para auxiliá-los, a seguradora apostou no
desenvolvimento de novos canais de distribuição com a ferramenta
Tokio Marine no Varejo. A plataforma eletrônica realiza os
processos de venda e cobrança e emite, via SMS, o certificado da
compra do seguro para o cliente. Com isso, a companhia busca
alcançar as mais de 100 milhões de pessoas que adentraram para o
consumo na última década, além de estimular os corretores a
trabalhar com microsseguros.
“Essa classe consome a garantia
estendida do televisor, o seguro contra roubo e furto do celular e
compra o produto de acidentes pessoais nos pontos de venda. Ela
consome aquilo que o corretor não vende. Os profissionais fogem
desses produtos e não fazem ideia do potencial do segmento”,
destacou Ferrara, acrescentando que a empresa auxiliará os lojistas
a utilizar a ferramenta. O corretor que apresentar o ponto de venda
à seguradora receberá comissão.
Simplificando o seguro
Tornar o seguro mais fácil de ser
compreendido pelo consumidor é um desafio constante dentro das
seguradoras, que investem na divulgação do mercado segurador nas
rádios, nas emissoras de TV e nas mídias sociais. Segundo Ferrara,
os presidentes das seguradoras, junto com a Federação Nacional de
Seguros Gerais (FenSeg), já dialogam sobre a criação de um fundo
para difundir a indústria.
Equipe ganha reforço
O almoço do Clube foi o primeiro
evento público de José Luis Ferreira da Silva como diretor
comercial da Tokio Marine. O executivo será responsável pela área
nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais da
companhia.