Como em qualquer mercado, a venda
de seguros para pessoa jurídica é bem diferente do que para pessoa
física. O mundo corporativo pode assustar, já que pede por
apresentações mais formais e propostas bem estruturadas e
detalhadas. Mas isso não é motivo para desistir! Se você precisa de
uma ajudinha, vamos te dar 5 dicas para não fazer feio nas
apresentações para empresas:
1. Defina o
público
O primeiro passo para criar uma
apresentação impactante é definir para quem ela será mostrada.
“Quem é o principal público que você quer atingir e por quê?”.
Pesquise sobre a empresa, quais suas necessidades, quem são os
tomadores de decisão, quais seguros pode oferecer e por quê.
Depois de responder a essas
perguntas, você pode começar a planejar quais mensagens quer
transmitir, afinal, você já sabe o que o seu público deseja
ouvir!
2. Faça um
roteiro
Nada de abrir o PPT e começar a
escrever aquilo que vem à cabeça. Para que as pessoas sejam
impactadas pela sua mensagem, elas precisam primeiro entender o que
foi falado. Para isso, sua apresentação precisa ter uma sequência
coerente de ideias, claras e bem estruturadas, ou seja: começo,
meio e fim. Parece simples, mas muitos se perdem nessa parte!
No começo, abra a apresentação com
um relato ou frase que despertem o interesse da plateia. Use a
criatividade! Uma pergunta instigante ou que cause um certo
estranhamento são boas pedidas. Na sequência, sugira soluções que
respondam à pergunta, descreva os benefícios dos seguros
empresariais e dê bons exemplos sobre o tema. Para finalizar, chame
o público para a ação, mostrando que a contratação do seguro é uma
excelente opção.
3. Dê exemplos
Como comentamos acima, bons
exemplos são fundamentais. Eles têm o poder de tornar sua mensagem
mais real, mais palpável, pois as pessoas tendem a se identificar
com as situações. Além disso, servem para esclarecer as dúvidas da
plateia. Não esqueça que você também pode usar imagens como
exemplos!
4. Preocupe-se com o
design
Se você pensou “ei, eu não sou
designer!”, fique tranquilo que nós sabemos disso. Não estamos
propondo nada elaborado, pois não é preciso ser um profissional da
área de criação para desenvolver um PPT com bom senso estético, que
seja atrativo para a audiência. Aqui vão algumas dicas:
Evite usar os templates já prontos do PowerPoint ou Keynote, mas se
desejar utilizar algum, dê preferência para aqueles mais limpo e
menos batidos;
Nunca insira textos longos, o ideal
é que não passem de um parágrafo curto (5 linhas). Sempre que
puder, use imagens, fotos e ilustrações para enriquecer o
conteúdo;
Não use fontes muito elaboradas,
pois elas dificultam a leitura. Além disso, evite letras muito
pequenas ou muito grandes, equilíbrio é a palavra-chave em
apresentações!
Fique atento ao contraste entre o
texto e o fundo. Se estiver muito fraco, também atrapalha a leitura
da plateia;
Evite muitas cores e imagens num
único slide. Menos é mais, certo?
5. Use a apresentação como
base para o seu discurso, não ao contrário
Caso a sua intenção seja chegar na
reunião e começar a ler os seus slides, pense duas vezes. A
apresentação deve ser apenas o apoio, não a estrela! Crie também um
roteiro para o que vai falar e treine bastante. Esse é o momento
para afiar o seu discurso de vendas! Também é importante estar
preparado para perguntas, então memorize boas respostas aos
possíveis questionamentos que surgirão durante a apresentação.