Falar bem é fundamental para
inúmeros profissionais, e sem dúvida, para o corretor de seguros.
Confira abaixo sete dias para aprimorar sua fala no dia a
dia...
1. Seja você
mesmo
Essa é a primeira e maior dica de
como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica
poderá ser mais importante do que sua naturalidade. Aprenda,
aperfeiçoe, progrida, mas, ao falar, seja sempre natural.
2. Pronuncie bem as
palavras
Pronuncie completamente todas as
palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais
e dos “i” intermediários. Fale primeiro,
janeiro, terceiro,
precisar, trazer, levamos,
e não, janero, tercero,
precisá, trazê,
levamo.
Pronunciando todos os sons
corretamente, a mensagem será mais bem compreendida pelos ouvintes
e haverá maior valorização da imagem de quem fala.
Faça exercícios para melhorar a
dicção lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando
falar da forma mais clara possível.
3. Fale com boa
intensidade
Se falar muito baixo, as pessoas
que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de
prestar atenção. Também não fale muito alto, porque, além de cansar
rapidamente, você poderá irritar os ouvintes. Fale com volume de
voz adequado para cada ambiente. Entretanto, nunca deixe de falar
com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse pelo assunto
que transmite, não conseguirá também interessar e envolver a
platéia.
4. Fale com boa
velocidade
Não fale rápido demais. Se a sua
dicção for deficiente, será ainda mais grave, já que comprometerá a
compreensão dos ouvintes.
Também não fale muito devagar, com
pausas excessivamente prolongadas, para não entediar os ouvintes.
Use um gravador de áudio para conhecer melhor a velocidade da sua
fala e decidir-se pelo estilo mais adequado.
5. Fale com
ritmo
Alterne o volume da voz e a
velocidade da fala para construir um ritmo agradável de
comunicação. Quem se expressa com velocidade da fala e volume da
voz constantes acaba por se desinteressar os ouvintes, não pela
falta de conteúdo, mas pela maneira “descolorida” como se
apresenta.
6. Tenha um vocabulário
adequado
Um bom vocabulário tem de estar
isento de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por
outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de termos
incomuns e quase sempre incompreensíveis. Evite também o
vocabulário específico da sua profissão diante de pessoas não
familiarizadas comesse tipo de palavreado. Evitando as expressões
pobres e vulgares, não tendo preocupação de falar com palavras
incomuns e reservando a linguagem profissional apenas para aqueles
que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um
vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas
as idéias e pensamentos.
7. Cuide da
gramática
Um erro gramatical, dependendo de
sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo
destruir sua imagem.
Todas as frases precisam estar
corretas, mas principalmente, faça uma revisão da concordância e da
conjugação de verbos. Muitos hesitam na construção das frases
porque têm dúvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a
conjugar. Aumente a leitura de livros de bons autores e observe
atentamente a construção das suas frases. A leitura atenta é uma
das melhores fontes de aprendizado e aprimoramento da
gramática.