O mau desempenho da indústria
automotiva acende uma luz amarela no setor de Seguros. Dados
divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores (Anfavea), mostram que a produção do setor em fevereiro
registrou queda de 28,9%, para 200,1 mil unidades produzidas. O
presidente da entidade, Luiz Moan, disse que o desempenho ficou
abaixo do esperado. E o que isso tem a ver com o mercado de
Seguros?
Tudo! Se há queda na produção,
possivelmente haverá menos venda de seguro de carro. O
vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber, lembra que a venda de
veículos novos é fundamental para o incremento da carteira de
veículos. “Os veículos vão ficando velhos e com o tempo o Seguro
total passa a não ser tão interessante ao segurado”, afirma.
Atualmente, cerca de 85% das vendas do seguro de carro resultam da
compra de um carro zero na concessionária.
Nesse cenário, Ber faz um alerta
para que as seguradoras tornem o seguro mais acessível para carros
com mais de três anos de uso. Outra medida que daria um impulso no
setor seria o seguro popular, pois por ter um preço mais
acessível em razão do uso de peças genuínas, ajudaria a trazer para
o mercado segurador clientes que hoje não compram seguro para
carros acima de cinco anos de uso por considerar o preço
elevado.
E você, Corretor, como pretende
driblar esse momento?