Multinacionais como AIG, AXA,
MAPFRE e ZURICH aumentam sua presença no País em 2015
O mercado brasileiro de seguros
deve continuar crescendo em 2015, a uma taxa de 12%, segundo
estimativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). E, na
esteira do otimismo no setor, grandes seguradoras multinacionais
estão ampliando sua participação no Brasil.
É o caso da AIG, presente no País
desde 1948. Após quase três anos operando como Chartis (mudança
resultante da crise de 2008), a seguradora voltou como AIG em 2012
com o objetivo de colocar o Brasil entre seus cinco mercados mais
importantes até 2017. Em 2013, a receita com prêmios de seguros da
unidade brasileira avançou 20% em relação ao ano anterior, e a
expectativa de crescimento anunciada para 2014 era de 40%. No ano
passado, aliás, a AIG lançou diversos seguros no Brasil – tais como
proteção para processos administrativos, seguro para operações de
fusões e aquisições e seguro contra terrorismo.
Já a francesa Axa está voltando ao
País após um hiato de 11 anos – em 2003, a seguradora vendeu suas
operações à Porto Seguro, dando origem à marca Azul. Com
autorização concedida pela Superintendência de Seguros Privados
(Susep) em agosto, a Axa vai começar a operar com seguros
corporativos e pretende faturar R$ 2 bilhões em dez anos. Ao todo,
já foram feitos aportes de quase R$ 90 milhões (divididos entre a
seguradora e a resseguradora), e a previsão de investimento é de R$
400 milhões nos quatro primeiros anos de operação.
A Mapfre também continua apostando
alto no mercado brasileiro. Além de atuar nos setores de seguros e
de serviços financeiros, o grupo espanhol está entrando no segmento
de saúde. O novo produto, cujo alvo são os clientes corporativos,
está em fase de testes na Grande São Paulo; a partir de março, a
Mapfre Saúde passará a atender nos estados da região Sudeste e, em
2016, deve estender o atendimento a todo o Brasil.
Enquanto isso, a seguradora suíça
Zurich tem reforçado sua participação em segmentos específicos. Um
deles é o de garantia estendida, com um acordo de exclusividade
firmado em outubro passado com a Via Varejo – cobrindo, assim,
cerca de mil lojas das redes Casas Bahia e Ponto Frio. O
investimento da Zurich no negócio foi de R$ 850 milhões.