Corretores Pessoa Física devem ficar atentos ao
enviar informações à Susep. Muitas vezes os pedidos são negados e
ou caem em exigência devido à falha no preenchimento dos dados.
Veja os principais erros cometidos e ausência de documentos
fundamentais:
Dados
básicos
O
Tipo de Operação (todos os ramos, vida ou capitalização) diverge do
certificado de habilitação técnico-profissional
apresentado.
Apresentar certificado de habilitação referente à
mesma categoria constante do pedido de concessão ou modificar, no
pedido, a atividade para aquela que corresponda ao certificado
apresentado (todos os ramos, vida ou capitalização), conforme o
caso.
Apresentar certificado de habilitação
técnico-profissional, que comprove a conclusão de curso regular de
habilitação de corretor de seguros emitido pela fundação escola
nacional de seguros – Funenseg ou por outro estabelecimento
autorizado ou, ainda, a aprovação em exame de capacitação de
corretor de seguros em curso oficialmente reconhecido.
Reencaminhar arquivo digitalizado do CPF do
corretor, no formato PDF, em baixa qualidade, haja vista falha no
recebimento ou na visualização. O número do CPF preenchido no
sistema diverge do CPF apresentado.
O
requerente deverá alterar o pedido, marcando a opção “alterar dados
cadastrais”. O recadastramento não pode ser feito para corretores
com registro ativo.
O
requerente deverá alterar o pedido, marcando a opção “troca de
atividade” no menu “tipo de alteração”, haja vista estar mudando de
categoria.
O
nome do(a) requerente preenchido no sistema diverge dos documentos
de identificação apresentados.
Enviar certidão de casamento da corretora, no
formato PDF, em baixa qualidade, considerando a diferença de
sobrenomes constante da documentação apresentada.
O
estado civil do (a) corretor(a) diverge da certidão
apresentada.
Dados
Residenciais
Encaminhar o comprovante de residência em nome do
próprio interessado, ou apresentar declaração de residência nos
termos da lei 7115/1983, contendo, nesse último caso, assinatura
semelhante à dos documentos de identificação pessoal do requerente,
sob pena de exigência de reconhecimento de firma nos termos da
lei.
O
endereço preenchido no sistema diverge do que consta no comprovante
de residência apresentado ou diverge do que consta da declaração de
residência assinada pelo interessado.
Preencher, no campo referente aos dados
residenciais, o endereço completo, incluindo logradouro e
complementos, se houver.
Dados
Comerciais
O
endereço preenchido no sistema diverge do que consta no comprovante
de endereço comercial apresentado.
Preencher, no campo referente aos dados
comerciais o endereço completo, incluindo logradouro e
complementos, se houver.
Dados
Complementares
Digitalizar e anexar, no formato PDF, em baixa
qualidade, o documento de identidade, válido em todo o território
nacional.
O
número do documento de identidade preenchido no sistema diverge do
documento apresentado.
O
órgão emissor do documento de identidade preenchido no sistema
diverge do documento apresentado.
Dados
Eleitorais
Apresentar certidão de quitação eleitoral que
pode ser extraída do site
(http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral)
ou comprovante de votação da última eleição.
Inserir no campo “dados eleitorais” todos os
dados referentes ao título de eleitor do requerente (nº do título;
zona; seção; cidade e UF) que não foram preenchidos no
pedido.
O
número do título de eleitor preenchido no sistema diverge do
documento apresentado. O número da zona e/ou da seção eleitoral
diverge(m) da certidão apresentada. O Corretor deve ficar atento a
esses dados.
O
nome da cidade e/ou da UF de expedição do título de eleitor
diverge(m) da certidão apresentada.
Dados
Complementares
O
número do comprovante de quitação com o serviço militar não foi
preenchido no sistema.
Inserir número do certificado de reservista no
sistema.
Apresentar um dos seguintes certificados,
conforme a situação do interessado: alistamento, reservista,
isenção, ou dispensa de incorporação (art. 75 da lei
4.375/64).
Apresentar certificado de reservista ou documento
que comprove a quitação com o serviço militar, nos termos da lei,
haja vista ter sido apresentado certificado de alistamento militar
com prazo de validade vencido e sem averbação quanto à dispensa do
serviço militar.
Seguradoras
Digitalizar e anexar, no formato PDF, em baixa
qualidade, os pedido(s) de registro formulado(s) pela(s)
sociedade(s) seguradora(s) com a(s) qual(ais) o requerente irá
operar, conforme disposto no art. 4º do decreto nº 56.903/1965 c/c
art. 10 da resolução cnsp nº 249/2012.
A
declaração de indicação da seguradora não está formalizada em
documento oficial da empresa. A declaração de indicação da
seguradora não está assinada pelo representante da
entidade.
Preencher, no campo “seguradoras”, o número do
CNPJ e o nome das entidades com as quais o requerente irá
trabalhar.
O
número do CNPJ da seguradora preenchido no sistema diverge do
requerimento apresentado.
Alterar a seguradora inserida no sistema, haja
vista não ser a mesma que consta na declaração de indicação
apresentada.
O(a)
diretor(a) da seguradora que assina a declaração de indicação de
corretor deve estar identificado (nome completo e
cargo).
Outros
Reenviar o arquivo digitalizado do(a) (documento
solicitado), no formato PDF, em baixa qualidade, pois o documento
encontra-se ilegível.
Reenviar o arquivo digitalizado do(a) (documento
solicitado), no formato PDF, em baixa qualidade, pois o documento
não pôde ser aberto em função de possível falha no
envio.