O
Talkshow Papo com Presidentes, promovido nesta quinta-feira (30)
dentro do Fórum de Oportunidades na região 1 que agrega os
corretores das Regionais São Paulo centro, Leste, Norte, Oeste e
Sul do Sincor SP, trouxe Alexandre Camillo, presidente do
Sindicato; Roberto Santos, presidente da Porto Seguro; Luciano
Snel, CEO da Icatu Seguros; e Ivan Gontijo, presidente da Bradesco
Seguros, para falar sobre os desafios do Corretor de Seguros após o
momento de pandemia. Foi o último dia do fórum.
“A
sociedade vive um momento de transformação que nos permite saber o
que podemos esperar do futuro”. Essas foram as palavras usadas por
Alexandre Camillo para pontuar que o país passou por mudanças como
a reforma da previdência privada, “algo que o brasileiro nunca
esperava viver”, e também a pandemia, “que nos fez despertar o
sentido de alerta de proteção e uma visão totalmente diferente.
Tanto é verdade que temos altas em seguros de vida, saúde e
residência.”, explicou.
Como
prova desse novo momento, Luciano Snell pontuou que a busca por
“seguro de vida” dobrou e a procura por cotações também cresceu
muito entre os Corretores. “As seguradoras que trabalham com seguro
de vida já acumularam R$ 4 bilhões de reais em indenizações por
morte causada pela COVID. As seguradoras estão mais unidas do que
nunca, focadas em trazer melhorias para o mercado e para o
Corretor. O que move todos nós é o propósito ao qual servimos,
poucas indústrias podem oferecer o que n ós oferecemos: um bem que
realmente faz o bem”.
Sendo assim, o presidente da Bradesco Seguros pontuou que a figura
do corretor não será substituída porque ele é uma fonte inesgotável
de atuação. O Corretor é o elo entre a seguradora e o cliente, que
trabalha dando o conforto e a certeza de que o melhor produto será
encontrado. “Além do mais, há o momento do sinistro que é o grande
momento do Corretor, é ali que ele pode se aproximar do cliente
Através do seu conhecimento técnico, o Corretor pode fazer com que
o negócio seja visto de uma maneira diferenciada”.
No
entanto, para que o Corretor tenha êxito, Roberto Santos pontuou
que é preciso capacitação. “Esse é o segredo do sucesso porque é um
aprendizado que vai além das técnicas, tem a ver muito com a
convivência também”. Santos ainda pontuou que o Corretor precisa se
capacitar para enfrentar o novo mundo. Há 4 anos, quando se falava
em digital, o mercado imaginava que a figura do Corretor seria
comprometida. Com o tempo, fomos vendo que não era bem isso e ele
precisou se adaptar e fazer uso da tecnologia ao seu favor, para
vender através das redes sociais, por exemplo.