Um grupo de empresas se juntou à
Fundação Getúlio Vargas (FGV) para criar o primeiro “think tank”,
ou seja, um laboratório de estratégias e discussão de novas ideias,
voltada ao mercado de seguros do país. A parceria foi firmada após
a percepção de que é preciso realizar diagnósticos efetivos e
embasados academicamente para conseguir resultados. A informação
foi dada pelo site Valor Econômico, em matéria publicada dia
12/02.
O novo centro de pesquisa, batizado
de Instituto de Inovação e Seguros (IIS), será parte da FGV e
coordenado pelo professor Gesner Oliveira, chefe do Centro de
Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da fundação, e de
Goret Paulo, diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado
da FGV.
Entre os primeiros patrocinadores,
estão confirmados no comitê gestor BMG Seguros, Mattos Filho e
Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base
(Abdib). B3 e IRB, além de uma “big tech” global, estão em fase de
finalização das análises para entrarem no conselho.
Para o sócio do escritório Mattos
Filho, Cassio Amaral, “o mercado segurador e ressegurador no Brasil
e na América Latina se ressente de um think tank que pense de forma
relativamente imparcial, fora do mercado”. Conforme o advogado, “é
preciso oxigenar e ventilar o mercado e trazer stakeholders que
pensam diferente”, disse ao site.