Ainda em meio à crise do novo
coronavírus, receitas operacionais e número de clientes demonstram
resiliência da companhia no segundo trimestre
A SulAmérica (B3: SULA11) divulgou
hoje seus resultados relativos ao segundo trimestre e primeiro
semestre de 2020. A Companhia mantém sua posição de destaque como a
terceira maior do setor de saúde suplementar no Brasil em termos de
receita: são aproximadamente 4 milhões de beneficiários em Saúde e
Odonto, além dos mais de 3 milhões de clientes em Vida, Previdência
e Gestão de Ativos.
A pandemia da COVID-19 e o
isolamento social impactaram diretamente os resultados da
Companhia, como tem sido a marca no mercado de seguros, provocando
redução pontual na sinistralidade do trimestre em 11,7 p.p. em
relação ao mesmo período de 2019. O índice de sinistralidade do
2T20 ficou em 69,1% e o semestre fechou em 75,4%, já excluindo o
segmento de Auto e Massificados, cujos números foram reportados
separadamente em função da venda das operações, concluída em
julho/20. As receitas fecharam o trimestre em R$ 4,8 bilhões
(+5,0%) no 2T20 e R$ 9,7 bilhões (+7,2%) no 1S20. Em relação ao
lucro líquido, o total do 2º trimestre para os segmentos que
continuam em operação na Companhia foi de R$ 398,7 milhões (+83,4%)
e R$ 468,6 milhões (+16,3%) no 1º semestre de 2020.
Considerando o segmento de Auto e
Massificados, cujos resultados ainda foram reconhecidos até
junho/20, registra-se lucro líquido total consolidado de R$ 498,3
milhões (+91,0%) no 2º trimestre e R$ 578,1 milhões (+19,4%) no 1º
semestre de 2020. Com a conclusão da venda destas operações, a
SulAmérica estrutura-se com um novo posicionamento estratégico com
foco em riscos pessoais, promovendo saúde integral – física,
emocional e financeira – por meio da oferta de proteção para todas
as fases da vida das pessoas. “A conclusão da transação traz
recursos para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da
Companhia, além de retorno para nossos acionistas”, explica Gabriel
Portella, presidente da SulAmérica.
Após quase cinco meses do início da
pandemia da COVID-19 e ainda com seu fim incerto, ainda não é
possível mensurar todos os seus efeitos futuros, seja em termos de
desaceleração econômica e comportamento da sinistralidade nos
próximos trimestres, seja em mudanças estruturais pelas quais a
sociedade potencialmente passará nos seus modos de viver e agir.
“Passado esse período, a certeza que temos é de que estamos no
caminho certo, que investimentos e projetos que começamos a
desenvolver há alguns anos têm se provado totalmente acertados e se
mostraram essenciais nesses últimos meses, trazendo importantes
resultados para nossa capacidade de atender plenamente os
clientes”, comenta Portella. “Respondemos de forma rápida à
situação imposta pela pandemia do novo coronavírus: protegemos
nossos colaboradores, estivemos mais próximos ainda de nossos
prestadores de saúde e parceiros de negócios, porque estávamos
preparados para tal, sempre com foco na sustentabilidade e
continuidade da nossa operação, buscando manter nossa estratégia de
crescer com rentabilidade, disciplina na gestão de riscos e
alocação de capital, ao mesmo tempo em que procuramos gerar valor
positivo para a sociedade e os mercados em que atuamos. Seguimos
confiantes nas perspectivas de longo prazo para a SulAmérica e na
força e sustentabilidade do nosso modelo de negócios”, conclui.
Saúde e Odonto: apoio a
clientes e parceiros durante a pandemia
Um dos efeitos colaterais do
isolamento social foi sentido na sinistralidade dos segmentos de
Saúde e Odonto, com meses bastante atípicos no período com uma
redução acentuada nas frequências de procedimentos eletivos e não
urgentes (consultas, exames e cirurgias), visitas ao pronto-socorro
e internações de urgência, o que, no curto prazo, mais do que
compensou os custos adicionais que tivemos relacionados ao
diagnóstico e tratamento de beneficiários com COVID-19. Atendemos
as necessidades dos clientes em sua integralidade em parceria com
nossa rede de prestadores de saúde. Entendendo suas necessidades de
curto prazo, aprovamos extraordinariamente neste período
adiantamentos financeiros para nossa rede de médicos, hospitais e
dentistas que somaram mais de R$ 260 milhões dos quais R$ 150
milhões já desembolsados dentro do 2º trimestre. “Cabe frisar que o
ano de 2020 será incomum em termos do comportamento da frequência
de procedimentos e sazonalidade em função da pandemia, de modo que
os resultados de curto prazo não devem ser extrapolados em cenários
futuros e temos a expectativa de que boa parte dos procedimentos
represados seja retomada ao longo do tempo. A redução na
sinistralidade no curto prazo da Companhia ocorre de forma
simultânea à redução nas receitas de nossa rede de prestadores e
temos sido sensíveis a essa situação, estando próximos aos nossos
parceiros”, fala Portella.
Adicionalmente, a plataforma de
telemedicina também proporcionou à uma parte relevante de médicos e
terapeutas credenciados a manutenção de suas clínicas durante a
pandemia. Intensificamos o uso da tecnologia durante este período,
o que possibilitou o lançamento de uma série de produtos, serviços
e funcionalidades importantes, além da expansão de outras já
existentes, que nos permitiram ampliar ainda mais nosso alcance e
atendimento aos beneficiários por meio de iniciativas digitais.
As ferramentas que já existiam e
estavam disponíveis aos segurados de Saúde e Odonto em nossos
aplicativos foram importantes para orientar e garantir o cuidado
adequado, com uma adoção acelerada da telemedicina no período,
muito bem recebida pelos usuários, permitindo não só a assistência
em relação à COVID-19 como também consultas de emergência e a
continuidade de tratamentos por meio de teleconsultas eletivas em
diversas especialidades. Só no mês de junho, foram aproximadamente
70 mil atendimentos digitais, considerando médicos plantonistas,
especialistas, psicólogos e orientações telefônicas. “O cuidado
está na essência do nosso modelo de gestão de saúde e o uso de
tecnologias e funcionalidades que tem sido objeto de investimentos
e desenvolvimentos relevantes da SulAmérica nos últimos anos se
mostrou uma ferramenta essencial para a melhor experiência de
nossos beneficiários nesse momento adverso”, resume Portella.
No 2T20, registrou-se um aumento do
número de beneficiários em planos coletivos de 8,1% em relação a
junho/19, demonstrando a resiliência do portfólio da Companhia
mesmo em o cenário adverso da pandemia e as consequentes incertezas
econômicas.
Vida, Previdência e
Investimentos
O segmento de seguro de Vida também
registrou os impactos da pandemia. Com as medidas de isolamento
social e a retração no segmento de turismo, as receitas de seguro
viagem apresentaram redução. As receitas operacionais do segmento
somaram R$ 121,1 milhões no 2T20 e R$ 237,9 milhões no acumulado do
ano, apresentando reduções de 7,5% e 4,7%, respectivamente. Neste
segmento, a sinistralidade aumentou 7 p.p. no trimestre em relação
mesmo período do ano anterior, em virtude do impacto da queda nas
receitas assim como em virtude das coberturas para os casos de
COVID-19.
No segmento de proteção financeira,
a SulAmérica Investimentos, nossa gestora de ativos e 3ª maior
gestora independente do Brasil, encerrou o trimestre com R$ 45
bilhões em ativos sob gestão, mantendo pelo 11º ano consecutivo a
nota máxima (AMP-1) de avaliação de gestores de fundos de
investimentos pela Standard & Poor’s.
Em previdência, expandimos a margem
bruta e alcançamos mais de R$ 8 bilhões em reservas, aumento de
7,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução
positiva acompanhou, principalmente, o maior volume de
contribuições, além do saldo positivo de portabilidade líquida
durante o ano de 2020, principalmente no produto VGBL.