Já entre os seguradores, 63% apostam em um faturamento maior no semestre e 37% entendem que não haverá qualquer variação.
Ainda entre os corretores, 61% acreditam que a rentabilidade do mercado vai se manter no mesmo patamar neste semestre e outros 26% apostam em crescimento. Entre os entrevistados, 13% temem uma queda da rentabilidade.
Já para 61% dos seguradores entrevistados a rentabilidade permanecerá estável e 24% apostam em um avanço nos próximos meses. Contudo, 15% trabalham com a possibilidade de uma rentabilidade menor ao longo do ano.
Quanto ao desempenho da economia brasileira, apenas 4% dos corretores apostam em um cenário “muito melhor” no próximo semestre, enquanto 39% estimam um quadro “melhor”, 52% projetam uma estabilidade e 5% temem uma piora na situação atual.
O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.
Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.
Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras de seguros, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.