Sete
meses após a compra da corretora de
seguros brasileira Public Broker, a tropa de elite do grupo francês
April, uma das maiores corretoras da França, com faturamento anual de
3,5 bilhões de reais e 3.800 funcionários, desembarcou em São
Paulo. O motivo foi a apresentação da nova
marca do grupo no país, agora já com a Public Broker
incorporada na estrutura. Foi a primeira vez, desde a compra
da unidade brasileira, que o presidente e fundador do grupo April, Bruno
Rousset, veio ao país.
A aposta na Public
Broker, corretora de seguros fundada há oito anos pelo ex-tenista
Leandro Elias, faz parte de um plano
de crescimento no mercado brasileiro. A
compra, anunciada em maio do ano passado, não teve seu valor
revelado, mas veio para complementar o portfólio que a April já tinha no
Brasil, antes limitado a seguro viagem. Com a união dos dois negócios, a April forma
aqui uma filial com vendas de quase
200 milhões de reais e mais de 200 funcionários. De um lado, a nova
empresa tem o desafio de desenvolver, a partir da experiência dos
franceses, produtos mais assertivos para cada cliente. Por
outro, Elias e sua equipe querem mostrar aos franceses
como ajudar clientes corporativos a conseguir reajustes de menos de
10% em seu plano de saúde, enquanto a média do mercado ultrapassa
30%. “Entendemos a realidade do mercado
brasileiro e sabemos que os reajustes exagerados dos planos de saúde
e a alta taxa de sinistros tornam, para muitos clientes, a
apólice financeiramente inviável”, diz Leandro Elias, fundador da
Public Broker e agora sócio da empresa
que passou a se chamar April Brasil
Broker. “O que fazemos, e chamou a atenção da
April, é justamente a gestão personalizada da carteira do
cliente, a busca pela melhor solução para cada um e até o
desenvolvimento de um novo produto junto com a
seguradora.”
Em entrevista a
EXAME, Bruno Rousset conta porque decidiu expandir a operação da
April no Brasil e porque escolheu a Public Broker para liderar esse
processo.
A April opera
no Brasil há quase oito anos. Por que decidiu agora expandir sua
atuação no país?
O Brasil é um grande
mercado, com mais de 200 milhões de pessoas, e ainda há baixa
penetração de seguros. Ou seja, tem um crescimento promissor e, na
nossa área, ainda há um bom espaço para
crescer. Além disso, o país é a principal escolha de muitas
empresas francesas para servir como
base de expansão pela América
Latina.
A crise
econômica pela qual o país passa há três anos não atrapalhou os
planos da April de crescer aqui?
Não, pelo contrário.
O Brasil é um país jovem e que, apesar dos percalços, se
desenvolve, tem um dinamismo comercial e um potencial de crescimento que
não vemos mais na Europa, por exemplo. Vimos a oportunidade de
passar a oferecer mais produtos aos clientes em uma hora em que
eles precisavam de soluções para reduzir seus custos com seguros,
especialmente em saúde. A procura por seguros na área de saúde
cresce a cada ano e queríamos justamente trazer ao mercado
brasileiro opções mais adequadas, a partir da experiência que já
desenvolvemos na França.
O que a
compra da Public Broker, anunciada em maio de 2017, significou para
a April?
Já estamos há oito
anos no Brasil, mas atuando apenas com seguro viagem. Percebemos
que havia um mercado muito grande a ser conquistado
e para o qual poderíamos trazer nossa experiência no desenvolvimento
de novos produtos. Desde 2015 vínhamos planejando a expansão da
April no Brasil e decidimos fazer isso via aquisição. A compra da
Public Broker complementa nosso portfólio com produtos voltados
para saúde e correlatos, como vida, automóvel e outros que eles já
ofereciam no Brasil.
O que chamou
a atenção de vocês na Public Broker?
Nós vimos três
coisas, em especial. Encontramos na Public Broker um parceiro com
quem tínhamos afinidade comercial e que completa nosso portfólio de
produtos. Além disso, a cultura das duas empresas é muito similar,
focada em resolver o problema do cliente, em buscar a melhor
solução para ele. E, por fim, o próprio executivo [Leandro Elias]
tem uma história interessante. Como ex-tenista, é focado, tem
disciplina e põe a mão na massa. Não somos uma empresa que olha
apenas o negócio, mas também o gestor. Nos países em que compramos
outras empresas, gostamos de manter esses executivos conosco porque
são eles que conhecem bem seu mercado.
A April tem
operações em mais de 30 países. Qual a importância do Brasil para o
grupo?
Com as operações
April Brasil e Public Broker, que passa hoje a se chamar April
Brasil Broker, o Brasil já é quase o
segundo mercado do grupo no mundo – a
França é o maior. Agora temos um portfólio mais completo e estamos prontos
para pensar em novos produtos, como
outros relacionados a seguros de
saúde. Na Europa, somos
fortes em seguros de saúde para
expatriados e estudantes internacionais.
Além do
Brasil, em
quais outros países a
April está investindo?
Na nossa estratégia
global, o
Brasil é prioridade. Em termos de
regiões, queremos crescer na América Latina
e na Ásia. A
China é um mercado em franca expansão,
onde crescemos dois dígitos por ano. Em Hong Kong acabamos de
comprar uma empresa parecida com a Public Broker. Há seis meses
estamos trabalhando na abertura do escritório na Indonésia, um
mercado de 300 milhões de pessoas. Além disso, estamos investindo em
Singapura e na Tailândia. Na Ásia, temos um grande
potencial para vender seguro viagem, uma de nossas
especialidades.
A estratégia da expansão da
April é sempre comprar algum competidor local?
Depende do país, mas,
quando é um mercado distante da França, preferimos comprar alguém
que entenda do mercado, saiba adaptar e aplicar nosso modo de
trabalhar à realidade
local e que acompanhe o dia a dia. É
quase um casamento.
No Brasil, ainda pretendem fazer outras
aquisições?
Por enquanto não
temos esse plano, mas nada impede que daqui um
tempo olhemos alguém para comprar. O mercado brasileiro é
grande e, se quisermosser representativos em nível
nacional, talvez regionalmente seja interessante comprar uma
corretora. As culturas são diferentes em cada região do país, e
isso faz com que talvez, amanhã, achemos necessário comprar alguém
local para
crescer e ter presença nacional. Mas
hoje o foco é em consolidar a aquisição da Public Broker e expandir o
portfólio de produtos. Amanhã, talvez.
E qual a
meta para
a April
Brasil?
Não temos uma meta
definida, mas acreditamos que daqui cinco
anos possamos passar de quase 200 milhões de reais para 500 milhões de
reais em vendas. Além de novos produtos, vamos investir para
aumentar a equipe e o número de corretores que trabalham com a
gente, além de ampliar
as plataformas e ferramentas para
ajudar nossos clientes.