Mercado de
dispositivos conectados oferece oportunidades significativas.
Consumidores estariam dispostos a pagar cerca de 100 euros a mais
por uma balança pessoal conectada
Dispositivos da área de saúde com conexão móvel
apresentam um forte aumento nas vendas nos países europeus, apesar
de ainda serem um mercado minoritário. Eles podem ser monitores de
pressão arterial e balanças pessoais e monitoram o nível de
atividade diária das pessoas, como contagem de passos, distância,
calorias queimadas e, algumas vezes, até as horas de sono. Não são
apenas um instrumento de controle pessoal; são um produto de estilo
de vida, e cada vez mais esses dispositivos de aptidão
física entram no mercado por meio de fabricantes
conhecidos de diferentes setores.
De
acordo com dados de mercado da GfK, o número de monitores de
pressão arterial com conexão móvel vendidos no ano passado aumentou
42% na Grã-Bretanha, Alemanha, França e Países Baixos, comparado
com o ano de 2012, enquanto a venda de balanças pessoais com
conexão aumentou 88%.
Apesar do forte crescimento, os dispositivos com
conexão representam apenas uma pequena porcentagem do mercado geral
da atualidade. No ano passado, os dispositivos conectados
representaram 5,5% do total de monitores de pressão arterial
vendidos nesses quatro países, comparado com 3,7% em 2012, e 3,3%
das balanças pessoais conectadas, comparado com 1,8%.
No
entanto, ao analisar os países de maneira individual, as balanças
pessoais conectadas já representam 6,3% em participação de vendas
na Alemanha, e um respeitado 12,1% nos Países Baixos. Na França, os
monitores de pressão arterial conectados representam importantes
17,4% em participação de vendas.
Para
o diretor global da GfK, Udo Jansen, o mercado de dispositivos
conectados pode oferecer oportunidades de mercado significativas e
afirmou: “Os consumidores estão dispostos a pagar cerca de 100
euros a mais por uma balança pessoal conectada e 50 euros a mais
por um monitor de pressão arterial conectado, comparados com os
modelos sem conexão. Como 2014 é o ano da “saúde móvel”, bem como
dos dispositivos tecnológicos que podem ser vestidos, a agitação da
mídia popular em torno desses temas provavelmente terá um efeito
positivo sobre o conhecimento dos consumidores em relação aos
benefícios potenciais da oferta.
Atualmente, os consumidores esperam receber
respostas e informações imediatas ao realizar uma consulta rápida
em seus smartphones ou tablets. Isso inclui seu estado de saúde
pessoal e o nível de atividade. Nesse contexto, os monitores de
atividade física representam a próxima grande tendência, de acordo
com o momento pelo qual passamos”.