Empresa de tecnologia
especializada em plataformas de inteligência artificial, a Seguros
Unimed estima o potencial de redução de custos
Seguradora atua em parceria com
DataRobot para agregar eficiência à operação.
Machine learning é uma das
ferramentas mais utilizadas por empresas de diversos segmentos para
prever padrões e otimizar operações, inclusive evitando gastos
desnecessários.
Após parceria com a norte-americana
DataRobot, empresa de tecnologia especializada em plataformas de
inteligência artificial, a Seguros Unimed estima o potencial de
redução de custos na ordem de R?7 milhões anuais.
Por meio dessa iniciativa, a
seguradora já implementou 12 modelos de identificação de
padrões em projetos nas áreas Atuarial, de Odontologia e
Contas Médicas, com o objetivo de otimizar a precificação e a
previsão de custos, identificar fraudes e churn de prestadores e
evitar fraudes ou abusos em reembolsos, respectivamente.
“Sabemos que as fraudes são um
dos principais desafios da saúde suplementar no Brasil. Em outubro
de 2022, a FenaSaúde denunciou um esquema que custava R? 40 milhões
em reembolsos solicitados por empresas de fachada. Estamos sempre
combatendo essas ações para poder investir recursos no melhor
atendimento ao segurado”, afirma Wilson Leal, diretor
Executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed.
O executivo explica que a ideia é
aplicar inteligência artificial em todos os departamentos da
Companhia.
“No Marketing, a IA pode nos
auxiliar tanto na identificação de clientes com propensão de
cancelamento, nos permitindo trabalhar em propostas para retê-los,
quanto junto àqueles em que uma venda cruzada pode ser
bem-sucedida. Em Vendas, é possível aplicá-la para ter uma visão da
performance dos corretores e identificar redes de prospecção”,
completa.
Sediada em Boston, a DataRobot está
entregando a próxima geração de IA, atendendo grandes organizações
de diversos países e segmentos.
“A inteligência artificial está
gerando eficiência e impactos significativos, ajudando as empresas
a melhorar seu entendimento da base de clientes, extrair insights
para reduzir tempo de espera e oferecer ofertas personalizadas.
Além de aprimorar a experiência do cliente, seguradoras como a
Seguros Unimed, podem sentir os resultados diretamente em sua
performance financeira. O retorno do investimento em inteligência
artificial é claro, rápido e replicável em outras linhas do
negócio”, conta Drey Dias, diretor Brasil da DataRobot.