Mesmo em um ano de pandemia, o mercado de fusões e aquisições no mercado de seguros teve um de seus períodos mais movimentados. Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por transações milionárias no setor. O período de quarentena obrigou empresas a se diversificarem e buscarem novos horizontes, expandindo suas operações e explorando novas oportunidades.
Foi o caso da paulista Alper Consultoria de Seguros, que em janeiro deste ano comprou a Next Marka, corretora de seguros agrícolas e corporativos de Porto Alegre. O valor da aquisição é estimado em R$ 22,8 milhões, que serão pagos R$ 11,9 milhões à vista no fechamento, e o restante entre 2022 a 2025 em parcelas anuais, condicionadas aos gatilhos de performance estipulados no contrato de compra e venda.
No mesmo mês, a Alper continuou expandindo sua operação e em menos de uma semana anunciou outra aquisição. A nova operação envolveu a compra de 100% da Ferfi, de São Paulo, especializada em seguros saúde, por um valor de R$ 35,2 milhões, mas que pode alcançar R$ 44 milhões, caso algumas metas de desempenho forem atingidas nos próximos anos.
Em 2020, no mês de agosto, a Alper também comprou a Transborker, terceira maior corretora de seguros de transporte de cargas do país, por R$ 58,05 milhões. Em outubro, adquiriu a Vertex por R$ 22,1 milhões.
Outra corretora a fazer uma grande aquisição foi a MDS Brasil, que atua no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, adquiriu a Tovese, pioneira em comercializar apólices para áreas agrícolas de grãos no Rio Grande do Sul.
A Tovese tem mais de 14 anos no mercado e um prêmio previsto de 120 milhões em 2021 quando considerados também a atuação no seguro pessoal e empresarial para pequenas, médias e grandes empresas.
Outra transação importante anunciada recentemente foi que a Creditas, plataforma líder em crédito e soluções de consumo na América Latina, divulgou a aquisição da Minuto Seguros, insurtech líder em seguros digitais no Brasil, com o objetivo de fortalecer seu ecossistema de produtos e ter uma nova vertical de negócios. Com a transação, a fintech passa a oferecer aos seus clientes uma gama de opções, que reúnem crédito, seguros e soluções de consumo.