Qual a importância você dá à comunicação com o seu cliente?
A comunicação com o cliente, conceito básico do marketing, ainda é uma falha grave na maioria das empresas. O marketing de relacionamento, como é chamado, é a ferramenta mais forte e eficiente que existe no mercado.
Segundo estudos, a satisfação do cliente não se resume à aquisição de produto ou serviço, mas sim, na sua avaliação continua após a venda.
Muitas empresas investem milhões em publicidade querendo que seu público ouça o que tem a dizer e acabam se esquecendo que esse mesmo cliente também quer dizer algo. Conhecer seu cliente é fundamental, afinal, ele é o termômetro da sua empresa.
Para ter sucesso, essas empresas devem dominar a arte da Empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. No mundo dos negócios, quem fala muito tende a ensinar muito, e quem ouve muito tende a aprender muito.
Nos dias atuais, devido à modernidade e à velocidade de comunicação, já há novos meios para se comunicar com seu público. As redes sociais, por serem populosas, ativas e gratuitas, hoje são as melhores mídias para saber o que esses clientes pensam.
O principal é saber que esse cliente geralmente espalha suas opiniões, tanto positivas quanto negativas, para o mercado.
E você? Como trata essa relação cliente x empresa? Você dá importância a essa comunicação? O que faz para se comunicar com seu cliente? Deixe já sua opinião!
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