Avaliação vai além de
preço e cobertura
O mercado consumidor de saúde
está mudando e os clientes passaram a ter novas exigências. De
acordo com os dados da ANS – Agência Nacional de Saúde – o número
de clientes que perderam seus convênios ou planos de saúde em 2017
foi de mais de 280 mil.
Diante dessa realidade, a
população está em busca de outras opções para que possa contar com
alguma cobertura em eventuais emergências ou apoio médico. Por
isso, preparamos algumas instruções de como avaliar e escolher o
melhor modelo para seu caso.
Atendimento
Preste atenção na maneira como
você é atendido nos contatos telefônicos e na agilidade da
resolução dos seus pedidos. O serviço pré venda pode ser ótimo, mas
se nos primeiros contatos, seja por telefone ou email, você já
perceber dificuldades, não espere grandes melhorias com o
tempo.
Auxílio com as demandas
médicas
A opção que você está prestes a
escolher te oferece algum auxílio com demandas médicas? Pode
parecer bobagem, mas há receitas e pedidos de exames dificeis de
entender e um convênio médico pode ajudar o cliente. “Traduzir uma
receita ou indicação de exame e até mesmo ajudar o cliente a
procurar a especialidade que atenda o seu problema é um trabalho
que o convênio médico pode fazer pelo seu cliente”, comenta
Edevaldo Figueredo, fundador do Itesc Card convênio de
saúde.
Rede credenciada e
cobertura
Esteja atento aos pontos de
atendimento do seu convênio. Os hospitais que você gostaria de
frequentar trabalham com esse convênio? Os médicos que você já
conhece ou já teve uma boa experiência aceitam a marca?
Já a cobertura pode estar
diretamente ligada ao valor do convênio. Para os que optam por um
convênio emergencial, foque em orçamentos que oferecam bons
hospitais, ambulatórios e serviços de emergência. Para os que
preferem garantias de consultas, procure coberturas mais
abrangentes com diversas especialidades médicas.
Indicações
Já conversou com outros clientes
do convênio que você pensa em contratar? Ivan Ronchi é cliente de
um plano de saúde e de um convênio e dá como conselho ficar de olho
nos prazos de atendimento dos médicos. “É importante conversar com
quem já é cliente principalmente para ver a agenda dos médicos. Num
plano de saúde, eu tentava passar com um médico que só poderia me
atender no outro mês. Pelo convênio, consegui a mesma consulta para
o dia seguinte”, contou.
Seguindo as
dicas e organizando as finanças é possível escolher a melhor opção
e ter um atendimento satisfatório.