Empresas com sala de jogos, área de
leitura e descanso, espaço para café, flexibilidade de horários,
sem rigidez quanto à vestimenta, ajuda de custos para estudos,
auxílios em planos de saúde, prêmios para os que alcançam bons
resultados, entre outras opções que tornam a rotina do funcionário
mais agradável e o ambiente de trabalho mais convidativo. Tudo
isso, para muitos, ainda é uma realidade distante, mas, que, aos
poucos, está mudando.
Cada vez mais os famosos “chefes”
estão preocupados com o bem-estar do colaborador. Por que? Porque
eles estão percebendo que funcionário feliz, que sente prazer em ir
à empresa e possui qualidade de vida, trabalha melhor. Ele faz o
serviço com prazer, com isso atende o cliente da empresa com
presteza e eficiência, é mais criativo, apresentando ideias para
solucionar problemas ou ações que melhorarão um resultado, evita
faltar ao trabalho, torna o ambiente mais agradável, entre outros
benefícios. E, tudo isso, impactará diretamente nos resultados da
empresa, que terá mais crescimento, competividade e ótima prestação
de serviços.
O bem-estar dos colaboradores tem se
tornado tão relevante que há ranking das melhores empresas para se
trabalhar, de acordo com determinados critérios. Um desses
levantamentos é realizado pela Love Mondays, que anualmente divulga
quais são as 30 empresas do Brasil mais amadas pelos colaboradores.
O nome Love Mondays (amor pela segunda-feira) é um trocadilho com a
realidade de muitos profissionais, que não gostam deste dia, pois
precisam voltar ao trabalho.
A classificação foi realizada de
acordo com milhares de opiniões declaradas por profissionais de
mais de 125 mil empresas de todo o país ao longo de 2017. O
principal item de avaliação é a nota da satisfação geral dos
colaboradores com a empresa. O objetivo da Love Mondays é ajudar
profissionais a fazerem boas escolhas de emprego por meio de
opiniões de funcionários sobre os locais onde trabalham, bem como
informações de salário por empresa, cargo e cidade. Os dados são
postados de maneira espontânea pelos funcionários e a identidade
deles permanece em sigilo.
Na categoria Pequenas e Médias
Empresas (PMEs), na Trezo, empresa de Blumenau especializada em
e-commerce onde sou fundador e sócio, conquistamos o 19º lugar.
Nesta classificação, apenas duas empresas catarinenses estão na
lista entre as 30 mais amadas. Como chegamos a esse
resultado?
Estamos há oito anos no mercado e
sempre trabalhamos para oferecer uma atenção diferenciada aos
colaboradores. Acreditamos que “diversão + eficiência = resultado”.
Por isso, oferecemos diferenciais, como: espaço para café, almoço
na empresa; área de descompressão com puffs, biblioteca e
televisão; jogos; serviço de manicure no horário de trabalho, curso
de inglês in company subsidiado; auxílio em cursos e eventos
pertinentes à função exercida; vale alimentação e plano de saúde
completo sem coparticipação; ginástica laboral e a companhia de
pets. Além disso, o ambiente é jovem e descontraído e os
colaboradores podem se vestir como se sentirem confortáveis, sem a
necessidade de seguir um padrão de roupa.
Mais que estar na lista da Love
Mondays, o conjunto dessas ações nos traz inúmeros resultados
positivos, como bom atendimento, feedback positivo dos clientes,
que passam a faturar até três vezes mais e melhores soluções como
um todo.
É preciso estar atento às essas
mudanças. Se antes os profissionais eram escolhidos pelas empresas
e precisavam se adequar às regras, atualmente são as companhias que
devem se tonar interessantes aos profissionais e conquistá-los para
o seu time.
Armando Leite Júnior é sócio e fundador
da Trezo, empresa especializada em e-commerce